[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) inicia na próxima segunda-feira, dia 6, o cadastramento dos cortadores da cana de açúcar dos 15 municípios que vão participar do programa de transferência de renda e estímulo à cidadania Mão Amiga em 2012.

O cadastramento vai acontecer até o dia 16 de março. De acordo com Auta Arnaldo, técnica administrativa do Mão Amiga, “o primeiro passo que o trabalhador deve dar para se cadastrar no programa é comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social [Cras] do seu município para solicitar seu Número de Inscrição de Social [NIS] e o extrato do Bolsa Família”, explicou.

A partir daí, os cortadores de cana deverão se dirigir aos locais de cadastramento definidos para cada cidade levando também cópias legíveis da Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho (comprovando o status de desemprego).

“O cadastramento, entretanto, precisa ser validado pela Emdagro e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de cada município. Depois do prazo de cadastramento, os técnicos da Seides vão até as cidades para verificar cada cadastro e trazer para inserção no sistema do Banese os que estiverem dentro do que estabelece a lei do Mão Amiga”, detalhou Auta.

Os cadastros que apresentarem alguma inconformidade e necessitarem de ajustes, seja por falta de documentos ou por incorreção no preenchimento dos dados, por exemplo, não serão trazidos pelos técnicos. “Nós daremos um prazo para a correção desses cadastros e, se o município conseguir fazer esse trabalho em tempo hábil e houver vagas disponíveis, os trabalhadores serão incorporados ao programa”, esclareceu a técnica.

O programa pode beneficiar até 5 mil pessoas por cultura (cana ou laranja). “É possível que mais 7 municípios entrem no programa: Divina Pastora, Itabaianinha, Malhada dos Bois, Neópolis, Santa Luzia do Itanhi, Santana do São Francisco e São Francisco. Para isso, é preciso que a nova lei do Mão Amiga seja aprovada pela Assembleia Legislativa”, finalizou Auta Arnaldo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.