[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da SMS – Secretaria Municipal de Saúde – vai prorrogar a campanha de vacinação contra a rubéola até o dia 30 de novembro. A medida faz parte de uma determinação do Ministério da Saúde.
O objetivo da campanha era imunizar até o dia 14 de novembro 93.700 mulheres na capital. Aracaju teve 60% de cobertura vacinal, onde foram vacinadas 53.594 mulheres, longe da meta dos 100%, mas com um índice superior aos nacionais que chegaram a uma média de 30% de cobertura.
A campanha lançada pelo Ministério da Saúde e que tem como tema “proteja hoje o filho que você vai ter um dia”, tem tido boa aceitação na capital, mas ainda insuficiente para atingir os 100% de cobertura preconizados pelo Ministério.
Segundo a gerente de imunizações, Débora Moura, essa é uma campanha preventiva de fundamental importância para a população. “Queremos evitar que as futuras mães venham ter problemas com a síndrome da rubéola congênita e que seus filhos não apresentem problemas de má formação fetal”, disse.
Hoje, 85% dos recém-nascidos de mães que foram acometidas de rubéola durante o primeiro trimestre da gravidez apresentam algum problema de má formação. Os mais freqüentes são: cegueira, surdez, retardo mental e doenças do coração.
A campanha continua até o dia 30 de novembro, quando permanecerão funcionando 41 postos de saúde em toda a capital. Para receber a vacina, mulheres de 12 a 29 anos devem se dirigir à Unidade de Saúde mais próxima de suas residências, trabalho ou escola.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.