[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os adolescentes assistidos pela Prefeitura de Aracaju, através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania -, realizaram na tarde desta terça-feira, dia 06, no centro comunitário Monsenhor João Moreira de Lima, no Lamarão, o encerramento do projeto social “Gente Nasceu para Brilhar”. O objetivo foi mobilizar e conscientizar a comunidade para os problemas existentes no meio ambiente, além de resgatar a auto-estima e capacitar os 20 adolescentes atendidos, na faixa etária de 15 a 18 anos. O trabalho, iniciado há quatro meses e desenvolvido em parceria com a Caixa Econômica Federal, faz parte dos projetos Proinfra, que realizou a urbanização e pavimentação de ruas beneficiando 289 famílias, e Morar Melhor, que prevê a reconstrução de 21 unidades residenciais.
O projeto social foi desenvolvido em três etapas. “No primeiro momento foi trabalhado o conhecimento de cada um e do grupo e depois quando nós sentimos que eles estavam preparados, fomos trabalhar a operacionalização do processo de multiplicação social”, diz a assistente social responsável pelo projeto, Rita Leolinda dos Anjos. Na terceira etapa foram oferecidos a eles cursos de capacitação profissional, como manicure e pedicure, velas decorativas e informática.
Estiveram presentes ao evento representantes da secretaria, da Caixa Econômica e da comunidade. Para a coordenadora técnica da SMASC, Yolanda Oliveira Santos, a comunidade do Lamarão e o centro comunitário ganharam vida nova a partir das atividades de urbanização e do trabalho social. O presidente da associação de Moradores da localidade, Antônio Cassimiro da Silva, ressaltou que a cada dia o bairro melhora. “Ninguém melhor do que eu para falar das mudanças que vem ocorrendo aqui. A cada dia mudamos para melhor e estamos sempre de braços abertos para aqueles que querem ajudar a nossa comunidade. Queremos agradecer a Deus e ao prefeito Marcelo Déda”, acrescentou Antônio Cassimiro.
Durante a solenidade de encerramento foi apresentada a peça teatral “O meio ambiente começa no meio da gente”, produzida e encenada pelos adolescentes. Houve ainda apresentação do grupo de Maculelê Unidos Venceremos e mostra dos trabalhos em velas. “Eles estão de parabéns, pois toda essa reunião foi coordenada e executada por eles”, acrescentou Rita dos Anjos.

Planos

Os adolescentes que participaram do projeto planejam agora como será a nova vida. “O trabalho realizado aqui foi ótimo, mas não queremos que ele acabe. Nós estamos planejando fazer uma cooperativa para dar continuidade ao grupo de Maculelê”, diz Edeilze de Oliveira Santos, 18 anos. “Nesse projeto eu aprendi o que é ser humana, a partir da convivência e das técnicas passadas aprendemos também o significado do respeito entre as pessoas. Esperamos que outros adolescentes tenham essa oportunidade”, afirma Eliana Borges dos Santos, 16 anos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.