[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito Marcelo Déda recebeu no início da semana um telegrama enviado pelo ministro do Esporte e Turismo, Carlos Carmo Andrade Melles, informando-o sobre a autorização da contratação de recursos na ordem de R$ 1,8 milhão para o início do projeto de construção da Orlinha do Bairro Industrial. O ministro, que imediatamente recebeu um telefonema de agradecimento do prefeito, lembra ainda que o recurso havia sido solicitado através de uma emenda individual do próprio Marcelo Déda quando exercia o mandato de deputado federal em Brasília.
Na terça-feira, dia 6, o prefeito viajou a Brasília para agilizar junto à Embratur a operacionalização para liberação da verba federal que em breve será aplicada na obra que irá revolucionar o bairro Industrial. “Vamos transformar aquele lugar, que hoje está degradado, num dos locais mais bonitos de Aracaju”, garantiu Marcelo Déda, ressaltando que foram garantidos 90% do valor total da emenda, que era de R$ 2 milhões.Marcelo Déda também já convocou os secretários Lúcia Falcon (Seplan) e Sérgio Ferrari (Emurb), para agilizar o processo técnico para o início das obras. “Eles vão agilizar os procedimentos legais relativos à licitação para que nós possamos ganhar tempo e iniciar as obras no menos espaço de tempo possível”, disse o prefeito.
De acordo com a secretária Municipal de Planejamento, Lúcia Falcon, o local é uma das áreas de interesse urbanístico mapeadas pelos técnicos da Seplan. “Esta é uma iniciativa antiga do prefeito Marcelo Déda desde a época em que foi deputado federal e conseguiu criar uma emenda para liberação de recursos”, ressaltou a secretária.A 1ª parte, que contempla toda a área próxima ao rio Sergipe, prevê a urbanização e melhoria das condições de moradia da comunidade. “Nossa preocupação não é só criar um ponto turístico, mas, sobretudo reeducar os moradores no sentido de preservar o patrimônio histórico e o meio ambiente”, afirmou Lúcia Falcon. A verba federal será investida na restauração de todo o patrimônio histórico, urbanização da orla e criação de pólos para desenvolver as atividades dos pescadores, como a construção de pequenas embarcações e treinamento. O turista que visitar Aracaju poderá reviver um pouco da história de Sergipe com o “Museu da Indústria” que será construído no bairro. Mais dois restaurantes, 16 boxes, um Pier Catamarã e arborização de toda área ampliarão as possibilidades de desenvolvimento da população local. “Haverá um Box para os pescadores confeccionarem e venderem redes e produtos de pesca”, acrescentou a secretária. “O projeto vai mudar radicalmente a área, mas preservando as características e estruturas originais do bairro”, avaliou Lealdo Feitosa, assessor especial de Turismo. A previsão é que as obras comecem no início do próximo ano e, até o final do primeiro semestre de 2002, esta primeira etapa esteja concluída.

Encontro de prefeitos

Ainda em Brasília, o prefeito Marcelo Déda participa agora pela manhã da solenidade de entrega da Medalha do Mérito Cultural ao sergipano Fernando Faro, um dos mais respeitados produtores musicais do Brasil. Ele receberá a condecoração das mãos do presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. “A primeira medalha que ele recebeu foi de Aracaju, pela contribuição que tem dado à cultura nacional”, afirma o prefeito Déda.
De Brasília, o prefeito seguirá para o Rio de Janeiro, onde participará de um encontro da Frente Nacional de Prefeitos amanhã e sexta-feira. Marcelo Déda é o atual coordenador temático dessa frente nacional.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.