[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Programa “Escola Aberta”, do Governo Federal, tem como objetivo fazer a integração da escola com a comunidade, através de programas e atividades como oficinas, palestras, aulas de música e artes. O “Escola Aberta” foi implantado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) nas escolas de Aracaju no dia 24 de março deste ano. Ao todo, seis unidades de ensino desenvolvem o programa, que já vem apresentando resultados satisfatórios.

As escolas da rede municipal de ensino que fazem parte do programa são as de ensino fundamental Deputado Jaime Araújo, Presidente Juscelino Kubitschek, Prof. Laonte Gama da Silva, João Teles de Menezes, Prof. Florentino Menezes e Profa. Maria Thétis Nunes.

O programa é desenvolvido aos sábados e domingos e tem como objetivo desenvolver trabalhos como artesanato, esportes, educação, música e artes. Na Emef. Dep. Jaime Araújo, por exemplo, são desenvolvidos trabalhos como reciclagem, produção de biscuit, bijuterias e doces, além de aulas de dança, música, e futebol.

Com pouco mais de quatro meses de iniciado, o programa já começa a colher os primeiros frutos. “Depois que implantamos esse projeto na rede municipal de ensino, já pudemos notar mudança no comportamento dos jovens, como redução do número de violência e queda da evasão escolar”, afirmou Valdinete Paes Silva, coordenadora de Projetos Sócio-educativos da Semed.

Um dos principais pilares do programa é a inclusão social, levando a comunidade a desenvolver projetos junto às escolas. “Já notamos uma melhora no relacionamento da comunidade com a unidade escolar, bem como dos jovens com a comunidade. Além disso, a inclusão social é o principal ponto, onde os adolescentes e seus familiares podem aprender uma nova profissão e desenvolver projetos que posteriormente poderão lhes gerar renda”, afirmou Valdinete.

Parceria

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) também já começou a desenvolver o programa em suas unidades. O programa utiliza a mesma metodologia do desenvolvido na rede municipal e está sendo implantado em 14 escolas da rede pública estadual de ensino.

No último sábado do mês de julho, dia 28, foi realizado o primeiro evento do Escola Aberta para o Estado, no Colégio Estadual Marco Maciel, na Seed, onde foram apresentados trabalhos da rede municipal de ensino e relatos das experiências dos educadores da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Com essa parceria, poderemos formar um comitê metropolitano que vai coordenar os trabalhos do Programa “Escola Aberta” em todo o Estado, podendo posteriormente ser expandido para escolas que são mantidas pelas prefeituras de outros municípios”, comentou Valdinete.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.