[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Tomar o ônibus sem precisar que alguém leia o itinerário, escrever um recado para o filho ou ajudá-lo nas lições escolares. É desta forma que o programa do Governo Federal, o Brasil Alfabetizado, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Aracaju através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), vem modificando o cotidiano de muita gente. Desde 2003, quando foi implantado em Aracaju, cerca de mil aracajuanos já foram alfabetizados.

Passaram não somente a ler e a escrever, mas a compreender o mundo e a sociedade onde vivem e o que acontece à sua volta. Mais da metade destas pessoas foi inclusa na rede municipal de ensino, em turmas de aceleração ou mesmo nas salas de aula de ensino regular, portanto, continuaram os estudos a partir da 4ª série do ensino Fundamental, já que o Brasil Alfabetizado corrige a distorção de aprendizagem até este ponto.

Em maio deste ano 42 turmas, aproximadamente 1.300 alunos, cujas aulas foram iniciadas em novembro de 2005, receberão seus certificados de alfabetizados, como explicou a professora e coordenadora do núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Semed, Isabel Cristina Santos da Silva.

As turmas estão distribuídas em nove bairros da capital, a exemplo do Coqueiral Sagrada Família, Porto Dantas e Santa Maria. Durante duas horas por dia essas pessoas aprendem muito mais do que ler e escrever. Aprendem a resgatar a dignidade e auto-estima. “Este é um programa muito importante e por isto faremos de tudo para que tenha continuidade em 2006, estamos dependendo somente da resolução do FNDE para iniciarmos todo o processo. Creio que a resolução deva estar sendo publicada até o final do mês de maio”, comentou Isabel Cristina Santos da Silva.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.