[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek, no bairro Coroa do Meio, assistiram hoje pela manhã o espetáculo itinerante “A Gente já Disse Tudo”, realizado pelo Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia (GAPA/BA). Protagonizada por adolescentes de 14 a 18 anos, a peça teatral integra o projeto Plataforma Solidariedade que, abordando temas relacionados a Aids e DST’s, combina arte com educação, informação com entretenimento.

Segundo Gladys Almeida, coordenadora do Gapa/BA, essa é a primeira vez que o grupo de adolescentes se apresenta fora do território baiano, iniciando uma saga que passará por Maceió (AL) e Recife (PE). “Sendo Recife e Salvador, capitais onde o índice de contaminação é grande, é ideal percorrermos cidades próximas que estão vulneráveis à dispersão da Aids, afinal as pessoas são andantes, móveis”, enfatiza.

A coordenadora ressalta ainda que os jovens que participam da atividade teatral itinerante, residentes em comunidades periféricas de Salvador, fortaleceram a auto-estima e assumiram uma postura de possibilidades de se organizar e planejar. “Diante das nossas oficinas de capacitação, em que trabalhamos com conceitos de etnia e cidadania, eles agora possuem uma postura de perspectivas de concretude, de se organizar, planejar e realizar o que almejam”, declara Gladys Almeida.

Para o aluno Carlos Henrique Santos, 14, a peça teatral servirá para aprofundar o conhecimento das pessoas sobre sexualidade e também explicar dúvidas sobre doenças e relações sexuais. “É legal para que todos saibam como se prevenir para não ser contaminado com doenças que podem levar à morte. É uma forma de aprender utilizando a arte, sem a seriedade da sala de aula”, diz.

Ainda hoje, a partir das 15 horas, a Plataforma Solidariedade se apresenta no bairro Industrial, em frente ao Colégio Estadual Castelo Branco, onde alunos da rede municipal estarão presentes para assistir ao espetáculo teatral, cheio de ritmo e cores. Amanhã, 24, no período da manhã (9h) e tarde (15h), as apresentações acontecem, respectivamente, nos bairros Lamarão, em frente à Escola Sérgio Francisco, e no bairro Santa Maria, na Praça da Feira, com a participação de alunos das escolas municipais Laonte Gama e Diomedes Santos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.