[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, inaugurou na sexta-feira, dia 19, em Aracaju 609 unidades habitacionais do Programa de Arrendamento Residencial (PAR). Os imóveis foram construídos pela Prefeitura de Aracaju em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), e o governo federal através do ministério das Cidades.

“Aqui nós estamos vendo que é possível o povo ter casas de qualidade num lugar de qualidade, perto da praia. O que é bonito é que este não é apenas um bairro dos ricos, mas de brasileiros e brasileiras independente de religião, cor ou sexo”, afirmou o presidente Lula, classificando como “rica” a aproximação que o governo federal tem mantido com as cidades brasileiras.

O presidente está em Aracaju para participar das comemorações do sesquicentenário de capital, acompanhado dos ministros Olívio Dutra (Cidades) e Humberto Costa (Saúde), o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Jorge Mattoso, e o presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, que está na cidade desde ontem.

A inauguração dos Condomínios Costa Nova III e IV, Águas Belas e Horto do Carvalho II, no bairro Aruana, foi a primeira atividade da agenda que incluiu ainda um almoço no buffet Sobre as Ondas, na orla de Atalaia, a assinatura de convênios na sede da Prefeitura de Aracaju (às 15 horas) e a inauguração da 2ª, 3ª e 4ª etapas da avenida São Paulo (às 16 horas).

Investimentos em Aracaju

No caso específico de Aracaju, o presidente Lula foi enfático. “O governo federal sente um prazer muito grande quando sabe que cada centavo que vem para cá é devolvido ao povo em dobro”, falou. “Déda ganhou notoriedade porque demonstra uma competência administrativa que pode ser vista na alegria destas pessoas aqui presentes. O prefeito não tem que ser apenas uma autoridade, mas um companheiro do povo”.

O prefeito Marcelo Déda agradeceu o empenho do presidente Lula para melhorar a vida dos aracajuanos e sergipanos e ressaltou o esforço que tem sido feito pela prefeitura para oferecer moradias dignas à população. “Nunca nestes 150 anos de Aracaju uma administração municipal assumiu a responsabilidade por um programa habitacional como este. O que estamos fazendo não é dar um presente, é atender um direito do povo”, falou.

Até hoje, mais de 9 mil empregos foram gerados na construção de 4.256 moradias já entregues. Outras 1.746 serão entregues até março de 2006. Além disso, Aracaju tem um dos mais baixos índices de inadimplência do PAR em todo o Brasil. “Nestes dois anos de gestão, nós vimos o governo federal multiplicar praticamente por 10 os investimentos em habitação em Aracaju”, disse o prefeito Marcelo Déda.

O presidente da CEF, Jorge Mattoso, informou que os valores que o governo federal enviou a Sergipe em 2004 chegaram a R$ 750 milhões. Destes, R$ 499 milhões foram destinados à capital. Além disso, os investimentos em saneamento básico realizados pelo governo federal em todo o País neste biênio já ultrapassam em 14 vezes os feitos em toda gestão anterior.

Já o ministro das Cidades, Olívio Dutra, destacou a participação popular como um dos grandes diferenciais que resultam na boa qualidade da aplicação dos recursos em Aracaju. “As iniciativas do prefeito Marcelo Déda para apresentar projetos e acessar os recursos foram sempre baseadas no Orçamento Participativo, o que garante o direcionamento correto de cada centavo público”, declarou.

As casas

Aricleber da Silva, Givaldo Amaral, Maria Luísa Aragão, Alan Fonseca e Sara Maria Costa, que recebeu as chaves de sua nova casa das mãos do presidente Lula, foram os cinco arrendatários que representaram todos os novos moradores dos condomínios inaugurados hoje.

No final da solenidade, o presidente Lula, o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, visitaram uma das casas. Eles foram acompanhados pelos ministros Olívio Dutra e Humberto Costa, o vice-prefeito Edvaldo Nogueira, o sub-secretário de assuntos federativos da Presidência da República, Vicente Trevas, o secretário nacional de Habitação, Jorge Hereda, vereadores, deputados e secretários municipais.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.