[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, apresentou e entregou durante esta manhã na Câmara de Vereadores o projeto da prefeitura da cidade para regularizar a Sinalização, Denominação e Numeração Georeferenciada dos Logradouros Públicos e Imóveis de Aracaju.

Depois de traçar um panorama da situação atual em que se encontra a identificação de ruas e logradouros da capital, Ferrari explicou que a proposta é licitar a compra de placas de identificação de todas as localidades do município. Segundo ele, a proposta contempla a venda de espaços publicitários a empresas para custear a implantação do projeto.

Desta forma a Prefeitura de Aracaju vai valorizar o senso de cidadania coletiva e a prestação de seus serviços, a exemplo do cadastramento social de famílias, e facilitar a locomoção de turistas e da própria população da cidade, além da entrega de cartas pelos Correios.

“Vamos trabalhar para criar uma verdadeira carteira de identidade humana da cidade”, disse Sérgio Ferrari. De acordo com a pesquisa feita pela Emurb, Aracaju tem hoje 3.192 vias e quase 12 mil quarteirões.

Os principais problemas são a falta de placas ou deterioração das existentes, ruas ainda sem nome ou com nomes conhecidos diferentes dos registrados por lei e numeração irregular e despadronizada dos imóveis. Diversas reuniões já foram realizadas com parceiros importantes para o sucesso do projeto como a Deso e a Energipe.

O custo da implantação de todas as placas necessárias está em torno de R$ 800 mil. “Como não dispomos desta verba, queremos vender espaços publicitários na colocação das placas para que cada empresa dê como contrapartida à sua publicidade outras placas gratuitas”, explicou o presidente da Emurb.

Como a venda destes espaços é de responsabilidade da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), um convênio foi firmado para que a Emurb tenha autonomia para realizar as negociações com as empresas.

As placas

Segundo os estudos da Emurb, há demanda na cidade de 8.640 novas placas, com 2 mil espaços publicitários. Isto significa que para cada propaganda instalada, a empresa responsável deveria custear quatro placas em média.

Vários modelos de placas constam no projeto apresentado por Sérgio Ferrari. De antemão, além do nome das ruas, deverão constar nas placas o CEP, a numeração dos imóveis de cada trecho e o bairro de cada via identificada.

Licitação

A expectativa da Emurb é que a confecção do edital de licitação para a compra das placas seja iniciada ainda este semestre. Na próxima semana uma equipe de técnicos da empresa vai a São Bernardo do Campo (SP) para acompanhar o fechamento do processo de licitação daquela cidade.

As experiências de Curitiba, Salvador, Fortaleza e Santo André, cidades com mais de 600 mil habitantes e com problemas parecidos com Aracaju, também estão sendo utilizadas pela prefeitura.

A participação da Câmara

A vereadora Conceição Vieira, autora do requerimento para que o presidente da Emurb comparecesse à sessão especial de hoje na Câmara de Vereadores, sugeriu que uma comissão de vereadores interessados no assunto fosse formada para cuidar com mais atenção do tema.

O presidente da Câmara, José Ramos da Silva, acatou a sugestão de informou que a própria Câmara já tem uma série de informações coletadas sobre o assunto. “Vamos juntar o que temos com esse excepcional projeto preparado pela prefeitura para agilizarmos o trabalho”, garantiu.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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