Prefeitura realiza sorteio de mais 71 casas para antigos moradores de palafitas da Coroa do Meio
“Esta é uma solenidade simples, mas que tem um significado e um alcance social inimaginável para essas pessoas”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Rosária Rabelo, que conduziu pessoalmente o processo. Ela explicou que estas 71 famílias, participantes do sorteio, estavam ocupando casas alugadas pelo município após serem retiradas das palafitas e das habitações sub-normais.
PREVENÇÃO
Antes de iniciar efetivamente o sorteio que definiu a nova residência de cada morador, a secretária explicou, de forma bastante detalhada, quais os procedimentos que devem ser adotados pelos novos moradores. “Vocês estão recebendo suas casas já sendo prevenidos que em nenhuma hipótese poderão revendê-las ou repassá-las para terceiros. Quem tentar fazer isso poderá perder a casa”, alertou a secretária. Ela também informou que qualquer reforma ou alteração física que desejar ser efetuada na casa deverá ser comunicada previamente à Emurb que procederá a análise técnica orientando em cada caso. “Essa é uma medida para evitar que alterações causem riscos à estrutura das residências”, explicou.
Outro alerta importante referiu-se a cuidados ambientais e ao controle de gastos com energia elétrica e água. “Muitas dessas pessoas conviviam em locais que não contavam com a infra-estrutura de que eles vão dispor agora. Por isso, é importante esclarecer pontos como a correta destinação do lixo e o uso racional de água e energia elétrica para evitar desperdícios ou futuros problemas financeiros”, explicou a secretária.
EMOÇÃO
Visivelmente emocionada, a dona de casa Maria dos Santos, 37 anos e mãe de duas filhas, foi a primeira a ter sua casa sorteada. Ela vai residir na casa de número 80, da rua 01, no ciclo 3 do núcleo residencial construído margeando a futura avenida Perimetral. “Finalmente vou poder morar com minhas duas filhas numa casa decente”, declarou.
A segunda sorteada, a doméstica Célia Acácia Santos, também mãe de duas filhas, que vai morar na casa de número 149, situada na rua 05, no ciclo 1, fez questão de expressar toda a sua felicidade. “Hoje, meu grande sonho de viver feliz com minhas filhas começa a virar realidade”, disse. Somadas a elas, mais 69 famílias puderam iniciar o grande sonho da casa própria. “São habitações simples, porém oferecem um valor inestimável para o ser humano que é a dignidade. Hoje é um dia muito feliz para todos nós que, seguindo às determinações do prefeito Marcelo Déda, estamos agindo decisivamente para tornar realidade o sonho dessas pessoas”, finalizou a secretária Rosária Rabelo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]