[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Centenas de pessoas brincaram e comemoraram na manhã de hoje, 17, em embarcações no rio Sergipe, onde foi realizada a 2ª Barqueata de Tototó – passeio ecológico nas águas dos rios Sergipe e Poxim. O passeio festivo – desta vez em edição especial pelos 150 anos da cidade – fez parte das comemorações do aniversário da capital neste feriado, mobilizando 26 tototós, mais de 30 lanchas e diversos jet-ski e saveiros particulares.

Saindo das margens do rio Poxim no conjunto Inácio Barbosa, as embarcações foram até a área da orla do bairro Industrial, onde deram meia-volta em direção ao ponto de partida. As embarcações, que estavam repletas de músicos, bebidas e petiscos, atraíam olhares de vários aracajuanos que passeavam pelas margens do rio, principalmente nas avenidas Rio Branco e Ivo do Prado.

O objetivo da Barqueata é mobilizar a população contra a degradação do rio Sergipe. Segundo o organizador da festa, jornalista Osmário Santos, o evento põe em prática a idéia de abraçar esta causa que deve ser de todos os sergipanos. “Porque o rio passa por 26 municípios”, explica.

De acordo com Osmário, no ano passado foi realizado o 1º grito ecológico para salvar o rio Sergipe. “E organizamos também um workshop com a participação de 385 pessoas, quando foram debatidas formas de revitalizar o rio. Agora, tem até um projeto sendo encaminhado pelo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica de Sergipe, Antônio Góis”, afirma.

A festa contou com a participação efetiva do Corpo de Bombeiros e o apoio da Capitania dos Portos em Sergipe. Tudo transcorreu tranquilamente, de forma alegre e descontraída. Com muita segurança, as canoas que são constantemente vistoriadas pela Marinha foram acompanhadas por barcos com salva-vidas. “Organizamos a festa com muito prazer porque é um passeio que transmite vida, natureza, alegria”, conta Osmário.

Além da preservação do rio, o jornalista e organizador do passeio visa valorizar o trabalho dos canoeiros e a importância de quem se sustenta com o lucro advindo do funcionamento das embarcações. “Queremos mostrar a importância das tototós, que são embarcações seculares. Vamos preservar”, diz Osmário, que acrescenta cheio de empolgação: “O prefeito Marcelo Déda se apaixonou pelo passeio e me deu todo o apoio necessário para a realização do evento”.

Apesar dos inúmeros compromissos voltados para os festejos do sesquicentenário, o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, compareceu ao píer próximo ao Iate Clube, onde pôde prestigiar a festa que reuniu quase 500 pessoas. Os recursos para a realização do evento foram garantidos por parceiros como a Prefeitura de Aracaju, a PCL, o Banco do Brasil e Flora Paisagismo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.