[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Duzentas e quarenta famílias realizaram na tarde de hoje, quinta-feira, o sonho da casa própria, com a inauguração do residencial Franco Freire II, no bairro Mosqueiro. A concretização veio através do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), em parcria com o Governo Federal, através da Caixa Econômica.

“É uma alegria muito grande participar desse momento importante na vida de cada um de vocês, que representa a esperança de uma vida nova, numa casa nova, numa casa própria. Nesse um ano e sete meses do meu governo, nós já entregamos quase 800 residências, mostrando o compromisso da Prefeitura de Aracaju com a melhoria da qualidade de vida do cidadão, com o social. Hoje a habitação é um dos graves problemas que as cidades enfrentam e esse projeto permite que as pessoas possam ter uma casa. A Prefeitura e o Governo Federal investiram R$ 131 milhões, gerando emprego, renda e desenvolvimento para o município de Aracaju e para o Estado de Sergipe”, afirmou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.

Edvaldo e as autoridades presentes conheceram a estrutura das casas, que contam com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Em seguida, fizeram a entrega das chaves a três arrendatários. Entre eles, Alan Silveira Lima Costa, que comemorou a conquista com a família. “Eu morava na casa dos meus pais e graças a Deus estou conseguindo essa vitória; depois de tantos anos de trabalho poder dar esse conforto para a minha família”, contou.

O presidente da Fundat, Carlos Magno, ressaltou o valor acessível da prestação para o arrendatário, que ficou em R$ 176,82. “O grande ganho do arrendatário é no custo do imóvel, na prestação, que é reduzida, porque a Prefeitura faz a infra-estrutura e reduz impostos. É um projeto habitacional de baixo custo e para uma faixa que não teria condições de entrar num financiamento que não fosse um programa de arrendamento”, afirmou, lembrando que após cinco anos o arrendatário pode quitar sua prestação, usando o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ou qualquer outro tipo de financiamento.

O presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Valmor Barbosa, explicou outras ações feitas diretamente pela PMA no residencial. “A empresa contratada para fazer o empreendimento faz toda a infra-estrutura, drenagem, pavimentação, água e esgoto. A Prefeitura faz os acessos públicos e a iluminação das avenidas. Nesse caso específico, a Emurb fez uma parceria com a empresa contratada nessa rua, que fica na frente do residencial e em outra de acesso, através da qual nós entramos com equipamentos e materiais”, informou.

O prefeito falou ainda sobre o fato do período para entrega desse residencial ter sido maior com relação aos demais do PAR. “Esse residencial demorou para ser entregue porque nós percebemos que existiam algumas questões a serem resolvidas. Primeiro a licença ambiental, que demorou; segundo, problemas de drenagem, de esgoto, que a gente foi aos poucos resolvendo para que quando entregássemos as casas, elas tivessem em perfeito estado. Tem sido esse o nosso modo de governar: fazer aquilo que é melhor para a população. Para isso, nós temos trabalhado diuturnamente”, apontou.

Destaque nacional

Esse é o 35º condomínio do PAR inaugurado em Aracaju, atingindo a marca de 6.162 unidades habitacionais entregues. “Aracaju é um destaque nacional do PAR. Primeiro pela quantidade de unidades produzidas, que já chega a 7 mil entre construídas e em construção. A outra questão é a ocupação; nós não temos sobra ou ociosidade de imóveis do PAR. O terceiro é que a nossa inadimplência é baixa, o que permite que possamos continuar com o programa aqui em Aracaju”, afirmou o superintendente da Caixa Econômica em Sergipe, Gilberto Occhi.

O presidente da Fundat, Carlos Magno, falou ainda sobre os novos empreendimentos do PAR para a capital. “No total, são 6.340 residências este ano. Já para o próximo ano, estão em construção dois novos conjuntos: 160 apartamentos na avenida Santa Cleide e 140 no Santa Lúcia. Além disso, já há outros empreendimentos em vista e a Caixa está sinalizando para nove novos empreendimentos”, adiantou.

Também estiveram presentes na inauguração o vereador Francisco dos Santos (Chico Buchinho); a presidente da Associação dos Moradores da Área de Expansão, Karina Drumond; os secretários municipais Bosco Rolemberg (Governo), Carlos Cauê (Comunicação Social), Fabiana Pinho (Chefia de gabinete do prefeito), Tereza Cristina (Educação) e Jeferson Dantas (Finanças); representantes da construtora Santa Maria; além de gerentes da CEF.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.