[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Nesta quarta-feira, dia 04, representantes de diversas secretarias e órgãos municipais da Prefeitura de Aracaju se reuniram, na galeria Álvaro Santos, para discutir o encaminhamento dos projetos que integram o Programa Cidade Criança.
Esta já é a terceira reunião do grupo de trabalho que, desta vez, foi divido em três sub-grupos para agilizar a concepção e execução das atividades voltadas para a criança carente de Aracaju.
Entre os projetos discutidos no encontro desta manhã estão os da Secom- Secretaria de Comunicação Social -, da Emsurb- Empresa Municipal de Serviços Urbanos -, do Orçamento Participativo, da SMTT- Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – e da Secretaria de Governo.
“Comunicação para todos” é o projeto da Secom que visa publicar um jornalzinho feito por alunos da rede pública municipal, e que será veiculado nas escolas. O jornal será editado por uma equipe de seis estudantes acompanhados por professores e jornalistas da secretaria.
A Emsurb já implantou seu projeto no “Cidade Criança”. É o Reciclarte, uma espécie de escola que realiza oficinas de reciclagem e artesanato em papel. A SMTT também trabalha na instrução de crianças, sendo que na área de cidadania no trânsito.
Em agosto, a superintendência deve implantar mais um projeto voltado para a população mirim: “Transitando e aprendendo a conhecer a sua cidade”. Ele foi inspirado em uma iniciativa semelhante desenvolvida pela Prefeitura de Fortaleza. O objetivo é apresentar o trânsito através de um passeio por Aracaju e, ao mesmo tempo, relacioná-lo com as atividades da cidade.
A Secretaria de Governo tem uma proposta interessante que diz respeito a familiarizar a criança ao trabalho executado pela prefeitura e Câmara dos Vereadores. Os estudantes da rede pública seriam divididos em grupos excursionais, e passariam um dia nos prédios da PMA conhecendo como é o cotidiano do prefeito e de seus funcionários, além de aprender de que forma são discutidas e sancionadas as leis municipais.
Inicialmente, este trabalho será realizado em conjunto com o Orçamento Participativo Mirim, que promove reuniões com filhos dos participantes das plenárias normais do Orçamento. Em cada bairro, a secretaria elege o prefeito mirim, que será o canal para levar, até o prefeito Marcelo Déda, as principais reivindicações das crianças.
A primeira turma que irá conhecer o trabalho da PMA e da Câmara Municipal será composta pelos 15 prefeitos mirins eleitos. A Semed – Secretaria Municipal de Educação será uma parceria em todos estes projetos, atuando na área de capacitação de instrutores, recursos humanos e apoio pedagógico.
Além destes trabalhos, outros foram expostos, como o das secretarias de Saúde, de Assistência Social e Cidadania, de Finanças, de Planejamento, Emurb, Guarda Municipal, Funcaju, Fundação do Trabalho, entre outros. A próxima reunião da comissão do “Cidade Criança” acontece dia 18, às 8h30.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.