[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Educação – Semed – lançou, nesta segunda, dia 24, o 1º Ciclo de Cinema. O evento, que aconteceu teatro Atheneu, é fato inédito para professores em Sergipe. ”Nós educadores, lidamos com as múltiplas culturas. A escola é um espaço de socialização dos bens culturais, e o professor deve ter uma formação múltipla e interdisciplinar para poder promover o sucesso na aprendizagem dos alunos, e o livro didático, por si só, não atende às exigências do novo perfil do estudante”, sintetizou a secretária municipal de Educação, Ana Lúcia Menezes.
O objetivo é criar um grupo de professores que, mensalmente, possa assistir a filmes e debater temas ligados à educação. Na abertura deste ciclo, os participantes assistiram à palestra “A História do Cinema”, ministrada pelo professor de História da Universidade Federal de Sergipe, Fernando Sá. “Além de noções sobre a origem, as principais escolas e o cinema produzido nos Estados Unidos, vamos discutir a produção cinematográfica no Brasil”, diz.
Após a palestra, os professores assistiram ao filme “Os Libertários”, dirigido por Lauro Escorel Filho, em 1976. “Um evento como este é de extrema importância para a formação e qualificação de profissionais que lidam com todos os meios de informação. E o cinema sintetiza bem muitas linguagens”, afirmou Fernando Sá.
Urnas foram espalhadas pelo teatro para que os participantes possam escolher a freqüência de estudos. Cada sessão de filmes, que será sempre seguida de palestra e discussão, corresponde a cinco horas de curso. “Quando completar 60 horas, o professor terá direito a um certificado, com a condição de fazer um texto ligado ao cinema e à educação. O professor Fernando Sá vai selecionar os melhores que serão publicados numa coletânea”, enfatiza Ana Lúcia.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.