[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Um dos espaços comerciais mais importantes do Centro de Aracaju, o complexo de mercados municipais, é tratado com zelo e responsabilidade pela prefeitura da capital. Diariamente, dezenas de servidores da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Guarda Municipal e Vigilância Sanitária Municipal cuidam do ambiente para garantir bem estar e segurança à população que freqüenta o espaço.

A limpeza dos três mercados – Thales Ferraz, Antônio Franco e Albano Franco – é distribuída entre os horários da manhã e tarde, sendo que a varrição, por conta do grande fluxo de consumidores, é um serviço constante. Mesmo sendo de uso coletivo e público, os sanitários dos mercados estão sempre bem cuidados e limpos. “Diariamente uma funcionária cuida da conservação dos sanitários e repõe neles o que for necessário”, explica Sheila Virgínia, encarregada da limpeza.

A lavagem da área interna do mercado Albano Franco, o maior, é um acontecimento essencial, principalmente para evitar a proliferação de ratos, baratas e outros insetos. Nesse sentido, uma lavagem diária, sempre no final da tarde, é realizada nos banheiros e nas alas de carne e peixe, local onde a probabilidade de insetos e ratos é mais freqüente.

O comerciante de farinha do mercado Albano Franco, José Guilherme Santos, 52 anos, se diz satisfeito com a administração municipal, principalmente em relação à limpeza e conservação. “Quando eu era criança, minha mãe já comercializava no mercado antigo. Lembro de uma vez que aconteceu uma ventania que arrancou o teto do mercado e eu tremi de medo. De lá para cá, só não tenho saudades do mau cheiro e daquela lameira que existia por aqui”, conta José Guilherme.

Para evitar a proliferação de doenças e zelar pela saúde pública, a cada 30 dias é efetuada uma limpeza mais específica nos três mercados, incluindo a desratização e dedetização. Já nos finais de semana a Emsurb aproveita para fazer uma lavagem geral em todo o mercado. “Como o horário do fechamento do comércio é sempre às 13 horas, aproveitamos para realizar essa tarefa”, explica Carlos Juliano, supervisor do mercado.

Segurança

A Guarda Municipal trabalha durante toda a noite fazendo a ronda habitual nos três mercados, das 18h às 06h da manhã seguinte. No total de três, por mercado, os guardiões municipais possibilitam aos comerciantes, enquanto dormem, tranqüilidade e segurança para as suas mercadorias.

Além disso, os agentes fiscais da Emsurb realizam suas tarefas diárias com bastante disciplina e precisão. Cerca de 15 agentes passam diariamente pelos boxes dos mercados e verificam o funcionamento das balanças, entre outras tarefas desenvolvidas. O serviço é complementado com a fiscalização dos técnicos da Vigilância Sanitária, que constantemente verificam as condições de higiene de vários produtos comercializados no espaço.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.