[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e demais integrantes da Comissão Organizadora Estadual da II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (COE/SE)estiveram reunidos durante a manhã de hoje, 9, no auditório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf/SE). Eles discutiram formas de atuação no processo de mobilização junto aos gestores municipais da Educação. A intenção é motivá-los a participar da conferência, que acontece em Brasília/DF, de 5 a 9 de dezembro deste ano. Entre os municípios representados estavam Nossa Senhora da Glória, Itaporanga D’Ajuda, Divina Pastora e Ilha das Flores.

De acordo com uma das integrantes da COE/SE, Graça Melo, a mobilização é o resultado de uma ação articulada entre os ministérios da Educação e do Meio Ambiente (MEC/MMA), que propõe, através desta comissão, a realização de Conferências Infanto-Juvenis pelo Meio Ambiente nas escolas públicas de Sergipe, como um dos pré-requisitos para a participação das referidas unidades na grande conferência.

“O objetivo principal é estimular o efetivo engajamento de jovens e educadores na tarefa de preservação do ambiente que os cercam. Para tanto, a COE vem solicitando a integração de secretarias e gestores municipais da Educação e do Meio Ambiente, a fim de dinamizar esforços conjuntos para o enraizamento da educação ambiental no país, o que resultará na criação de comissões intermunicipais e na realização de oficinas de capacitação, uma em cada Diretoria de Educação”, explicou Melo.

Após conhecer os critérios estabelecidos para a realização da II CNIJMA, os participantes receberam o treinamento que os auxiliará na coordenação das atividades alusivas a conferência nas escolas, que será iniciada no dia 18 de outubro. Cada unidade escolar engajada na proposta de preservação ambiental deverá confeccionar cartazes educativos e eleger um delegado e um suplente para melhor agilizar a participação dos estudantes.

“Mais de 600 escolas públicas do Estado de Sergipe e diversas secretarias de Educação estarão unidas pela questão ambiental, priorizando a popularização dos acordos internacionais sobre biodiversidade, mudanças climáticas e segurança alimentar”, acrescentou o técnico do departamento de Ensino da Semed, Florival Filho.

Encontro municipal
A II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente contará com a participação de estudantes da 5ª a 8ª séries do ensino público e privado, dos Coletivos Jovens do Meio Ambiente, além de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamentos rurais. As 52 escolas da rede municipal de Aracaju que abraçaram a proposta de preservação ambiental através deste evento têm um encontro marcado no dia 20 de setembro, no auditório da Sociedade Semear, localizada no bairro São José, onde acontece a pequena conferência.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.