[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Agentes ambientais, jovens que residem no bairro Atalaia, populares e técnicos da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) deram exemplo de cidadania no último sábado, na praia de Atalaia. Reunidos em equipes, promoveram campanha ambiental, efetuando a limpeza da praia, distribuindo sacos plásticos e panfletos educativos. A ação integrou o desenvolvimento do Projeto de Trabalho Técnico Social, uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju/Fundat/Seplan e a Caixa Econômica Federal.

Nos bairros onde o projeto é aplicado, os técnicos da Fundat realizam atividades inseridas na qualificação profissional, além de ações ambientais. “São ações que visam a inclusão social do cidadão, bem como a geração de emprego e renda”, esclareceu o diretor operacional da Fundat, Marcelo Barreto, que participou ativamente da campanha, destacando que a preservação ambiental também está no contexto do projeto técnico social. “Foi um trabalho de conscientização para estimular as pessoas a não jogarem lixo na praia”.

A coordenadora de educação da Fundat, assistente social Marta Rocha, que também dinamiza o projeto Técnico Social, disse que a receptividade dos banhistas foi boa, inclusive apresentando sugestões. “Pretendemos desenvolver essa ação outras vezes, sempre com o intuito de educar a população a preservar o meio ambiente”.

De acordo com o agente ambiental Ricardo Barbosa, é preciso sempre estimular o senso de responsabilidade de todos, quanto às questões ambientais e o desenvolvimento sustentável. “Não basta somente fazer cursos. Muitos têm vontade de promover a preservação, mas se sentem tímidos. Quando a ação é integrada, fazemos as pessoas enxergar a importância dessa preservação”, esclareceu, explicando que todos são agentes multiplicadores de informações.

Hendyara Oliveira Carvalho Almeida, 16 anos, participou da campanha pela primeira vez. “A sensação é muito boa, principalmente porque a gente está dando uma parcela de contribuição para a preservação do ambiente em que vivemos”. Já o agente ambiental Narcizio dos Santos, há dois anos está voltado para a preservação do meio ambiente, repassando informações para jovens e adultos. “A gente tem que saber como abordar alguém para que entenda a necessidade de não jogar lixo, entulhos nas praias, praças e outros lugares. Lugar de lixo é no lixo”.

A turista Maria Tereza Ananias Vasconcelos, do Estado de Pernambuco, ficou surpresa ao observar jovens catando lixo na praia e esclarecendo sobre as questões que envolvem o meio ambiente. “Nunca vi isso na minha terra. A Prefeitura de Aracaju está sendo um exemplo. Essa atividade é digna de aplausos”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.