[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da Emurb – Empresa Municipal de Obras e Urbanização –, em convênio com a Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano do Governo Federal, está construindo e reformando 41 casas populares para as comunidades do bairro Aloque e no loteamento Ponta da Asa, no bairro Japãozinho, num investimento de R$ 290.918,86.
De acordo com a diretoria da Emurb, a parceria com o Projeto Avança Brasil do Governo Federal vai beneficiar 41 famílias carentes que não têm a mínima condição de reformar e reconstruir suas casas, destruídas após as fortes chuvas que deixaram várias pessoas desabrigadas. As unidades habitacionais serão entregues pela Prefeitura no próximo ano, antes do inverno.
A reconstrução das 41 unidades habitacionais foi projetada pela engenheira Alana Lúcia Vieira de Mello, da divisão de Projetos da Emurb, tendo como estrutura uma sala, cozinha, quarto e banheiro, além do passeio externo em concreto com meio-fio, abrigando as famílias mais desprovidas de recursos da sociedade aracajuana.
Considerado como um dos bairros mais pobres da capital sergipana, o Aloque possui cerca de 74 famílias, que necessitam das ações do Poder Público para viver com dignidade e ter, principalmente, o direito de um lugar para morar. Dona Geralda Cruz, presidenta de honra da Associação de Moradores e delegada do Orçamento Participativo, disse que o Projeto Morar Melhor vai realizar um grande sonho da comunidade, que é a construção das casas próprias. “Agradecemos muito à Prefeitura de Aracaju e ao Orçamento Participativo, que nos receberam com toda atenção e respeito que o pobre merece. Estamos confiantes de que nesta administração vamos trabalhar juntos para melhorar a vida dos moradores do Aloque, que foram esquecidos por outros políticos”, desabafa.
Participando das reuniões do Orçamento Participativo, dona Geralda, fundadora do bairro há 23 anos, confessa que não levava o programa a sério devido a sua experiência com outros políticos, que também faziam reuniões mas nada de concreto acontecia. “Há muitos anos venho lutando para dar melhor qualidade de vida aos moradores do Aloque, que considero minha família, e aos poucos fui pedindo energia, água, telefone, Posto de Saúde, escola, ônibus. Com a atual administração conseguimos a realização de um grande sonho: o da casa própria”, comemora.
Fiscalizando as obras nas 20 casas, dona Geralda vai conversando com os moradores, que demonstram alegria ao ver suas moradias sendo construídas. “Além de construírem suas próprias casas, eles recebem pelo trabalho, pois a Prefeitura também contratou os moradores que estavam desempregados, melhorando assim a renda familiar. Acreditamos que esta administração vai cumprir todos os seus compromissos, como a construção de uma creche, e tenho certeza que nestes três anos vamos conseguir”, disse, confiante.

Morar Melhor no Japãozinho

A comunidade do bairro Japãozinho também foi atendida pelo Projeto Morar Melhor, com a reconstrução de 21 unidades habitacionais, sendo 12 casas na invasão da Ponta da Asa, um dos locais mais carentes da região. “A Prefeitura está de parabéns por realizar essa grande obra no Japãozinho, atendendo aos pedidos da população ao executar serviços de limpeza nos canais, recuperação de 11 ruas, e a realização do sonho da casa própria àquelas pessoas que não têm a mínima condição. Queremos agradecer por tudo que tem feito em nosso bairro”, disse Raimundo Caetano dos Santos, dirigente da associação de Moradores e delegado do Orçamento Participativo.
Uma das contempladas para ganhar moradia, Maria de Fátima Nascimento, e suas três filhas, vão todos os dias fiscalizar as obras da sua casa. “Não me canso de olhar pra minha casinha e ainda acho que estou sonhando, é difícil de acreditar que um filho de Deus lembrou dos pobres desamparados. Agora já posso morrer feliz, porque tenho certeza que minhas filhas têm um lugar para dormir em paz”, salienta, emocionada, na porta de sua casa, na rua Eduardo Bomfim, 224, Ponta da Asa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.