[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o objetivo de suprir a demanda de plantio de mudas em praças e canteiros da cidade, a Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos – tem um setor exclusivo para o cultivo de plantas de diversas espécies. O cuidado com o meio ambiente também é preocupação da administração municipal, por isso desenvolve com a Emsurb a produção de mudas para a urbanização dos espaços públicos.
Atualmente, o horto cultiva aproximadamente 70 mil mudas, para uma demanda de 20 mil por mês. São cerca de 25 tipos diferentes, entre elas as espécies Zínia, Pingo de Ouro, Vinagreira e a Begônia – uma das mais utilizadas na urbanização da cidade. Algumas são cultivadas através da extração de brotos, outras com a aquisição das sementes.
Segundo o coordenador de Horto e Apreensão de Animais, Ademilson Vieira Santos, o replantio em praças e canteiros é constante, devido, principalmente, a dois fatores: o calor e a falta de cuidado das pessoas, que pisam na grama ou retiram as mudas para plantar em casa.
No verão, o calor resseca bastante a terra e as raízes. Mesmo com a preocupação da Emsurb em fazer a irrigação sistemática, a quantidade de água suficiente para umedecer a terra e suprir as necessidades da planta é difícil de ser conseguida. O outro problema é que a população ainda não se educou para que não danifiquem os jardins.
O presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, diz que “os jardins das praças e os canteiros das avenidas são um patrimônio público e merecem o mesmo respeito”, referindo-se ao fato de que existe uma cultura na sociedade de que o que não é pessoal não tem dono e por isso não deve ser preservado.
Com um cultivo de 70 mil mudas, Ademilson Vieira produz a maior parte das plantas utilizadas em Aracaju. “Só na rótula da Hermes Fontes, na entrada para o bairro Luzia, nós fizemos o plantio de 12 mil mudas. Na Tancredo Neves, foram 30 mil até agora”, explica o coordenador.
Outro exemplo da preocupação do prefeito Marcelo Déda com o meio ambiente são os jardins do calçadão da Praia 13 de julho e os canteiros do cruzamento da avenida Beira Mar com a Delmiro Gouveia. Nestes locais, todas as plantas foram cultivadas pelo Horto da Emsurb. A manutenção no calçadão da 13 de Julho será efetuada a partir do mês de novembro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.