[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No final da manhã dessa terça, dia 19, o prefeito Marcelo Deda promoveu, na sala de reuniões do gabinete, um encontro com os prefeitos dos municípios de Nossa Senhora do Socorro, José Franco, e São Cristóvão, Armando Batalha. Eles discutiram questões relativas à circulação dos táxis lotação em Aracaju. Participou também da reunião o superintendente municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju, Henrique Luduvice.
Durante as discussões ficou definida a sensibilização e a prioridade em relação à questão por parte de todos os prefeitos, além de que as soluções propostas não causem problemas entre as respectivas prefeituras e os taxistas locais. A solução terá de ser consensual.
Segundo José Franco, há uma vontade por parte dos prefeitos de envolver efetivamente em todas as discussões o Ministério Público, o Poder Legislativo, o Governo do Estado e também os taxistas das três cidades para que se chegue a um entendimento em relação ao assunto.
Também foi apresentado o fato de que há uma ação legal, inclusive sendo cumprida pela SMTT de Aracaju, baseada numa lei de 1992, proibindo que corridas de táxis de outros municípios sejam iniciadas na capital. Além disso, existem sentenças judiciais vedando o transporte lotação nos municípios de Socorro e São Cristóvão.
O superintendente da SMTT explicou que vem tentando otimizar o funcionamento do Sistema Integrado de Transportes através de rigorosa fiscalização da tabela de horários. Segundo Henrique Luduvice, embora os taxistas mereçam respeito, “não se pode ancorar o sistema de transporte sobre uma modalidade que não tem horário pré-definido e que também não transporta as gratuidades previstas na legislação”.
“É um sistema complementar e tem que ser entendido como tal. Mas há boa vontade dos três prefeitos e das entidades envolvidas para que se encontre um denominador comum, possivelmente contando com a participação do Governo do Estado, para que consigamos implantar em Sergipe um sistema de transporte referencial”, ressaltou Luduvice.
Segundo o prefeito Marcelo Déda, ficou definida para o próximo dia 27, às 15 horas, uma reunião no Ministério Público entre os três prefeitos, a fim de buscar uma solução que atenda aos interesses dos municípios. “Esse entendimento já representa um avanço significativo e, após a interveniência do Ministério Público, esperamos realizar uma grande assembléia com os diversos representantes da categoria propondo uma solução definitiva para a questão”, finalizou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.