[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os preparativos para a chegada da tocha dos Jogos Pan Americanos em Aracaju, marcada para as 13 horas do dia 10 de junho, já começaram. Hoje, o prefeito Edvaldo Nogueira esteve com o governador Marcelo Déda para apresentar a programação e pedir o apoio do Governo do Estado no evento que vai colocar Sergipe em destaque.

A reunião aconteceu no final da manhã, no Palácio dos Despachos, e contou com a participação da presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Lucimara Passos, do presidente da Assembléia Legislativa, Ulices Andrade, e dos secretários estaduais Eloísa Galdino (Comunicação) e Oliveira Júnior (Casa Civil). Também participou da reunião o prefeito de Canindé do São Francisco, Orlando Andrade, já que Canindé é o outro município sergipano por onde a tocha vai passar.

“Esse é um evento muito importante tanto para Aracaju e Canindé, quanto para todo o Estado, porque vamos ter a presença da imprensa nacional e internacional, o que faz com que o mundo inteiro volte as atenções para Sergipe. Por entender a grandiosidade desse momento, o governador se colocou à disposição para nos auxiliar no que precisarmos”, contou Edvaldo Nogueira ao fim do encontro.

“O governador Marcelo Déda autorizou as secretarias de comunicação, turismo, esportes e segurança pública a dar todo o apoio do ponto de vista da estruturação do evento. Além de ajudar na organização e realização, vamos também fazer uma campanha convidando toda a população a participar da programação”, adiantou Eloísa Galdino.

No encontro, ficou acertado que amanhã, sexta-feira, haverá a primeira reunião com o grupo de trabalho formado por representantes das prefeituras de Aracaju e Canindé, bem como do Governo do Estado. O objetivo é definir um plano de ação integrado. “Preparamos uma grande programação e com a ajuda do Governo Estadual temos certeza de que a festa será ainda melhor”, afirmou o prefeito.

Programação

Todas as atividades ligadas à passagem da tocha por Aracaju estão sendo coordenadas pela Funcaju, com a participação de todas as secretarias municipais. “Todos estão envolvidos. É um evento de grande dimensão. Por isso, criamos uma comissão para garantir toda a logística exigida pelo Comitê Olímpico”, disse Lucimara Passos, que preside a comissão.

A tocha primeiramente será levada para o bairro Santa Maria. A intenção é promover a inclusão e elevar a auto-estima da comunidade local. Em seguida, a tocha irá de helicóptero para a colina do Santo Antônio. De lá, será conduzida por 60 pessoas, que vão se revezar a cada 400 m. Depois de passar pelos mercados municipais, Centro, Treze de Julho e Coroa do Meio, o percurso termina na Passarela do Caranguejo, totalizando 24 km.

“Estamos preparando um roteiro que mostre todo o potencial turístico da cidade. Queremos que o país inteiro veja o que Aracaju tem de melhor. É um momento em que teremos uma grande visibilidade”, lembrou Lucimara. Cinco grandes eventos vão acontecer no aeroporto de Aracaju, nos bairros Santa Maria e Santo Antônio, no Parque da Sementeira e da praia de Atalaia, onde a programação será encerrada com um grande show.

Além disso, de acordo com a presidente da Funcaju, haverá também atividades pontuais, como uma homenagem ao rio Sergipe, apresentações de grupos folclóricos e homenagem a Zé Peixe. “Tudo isso está sendo programado para que Aracaju apareça de forma positiva e para que depois que a tocha for embora, venham os turistas e a população se sinta orgulhosa de ver sua cidade aparecendo da melhor maneira possível na mídia”, destacou.

Veja mais…

Tocha do Pan-Americano desembarca em Aracaju no dia 10 de junho[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.