[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, recebeu no final desta manhã em seu gabinete no Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campos o embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa. Acompanhados da embaixatriz Maria Virgínia Seixas, da consulesa de Portugal na Bahia, Filomena Moura, e do secretário de Estado de Turismo, Max Andrade, o embaixador e o prefeito conversaram sobre a possibilidade de instalar um consulado honorário de Portugal em Aracaju e destacaram as boas relações entre portugueses e brasileiros, consolidadas ainda mais no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Para nós é uma grande alegria recebê-los em Aracaju porque eu tenho convicção de que os portugueses ajudaram muito a colocar o Brasil na rota do desenvolvimento”, disse o prefeito, para quem os brasileiros herdaram dos portugueses a tolerância e capacidade de conviver harmoniosamente com as diferenças. “Aracaju tem uma vocação destacada para os serviços e essa é uma grande vitória da cidade, que não se tornou industrial”, avaliou, ao destacar a cidade como campeã da qualidade de vida no Norte e Nordeste e 60a economia local do Brasil, segundo o IBGE e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Segundo Edvaldo Nogueira, Aracaju é uma cidade jovem e progressista, característica revelada pela diminuição considerável das desigualdades sociais obtida ao longo dos últimos anos, o que facilita a atração de investimentos para o município. “Faço votos de que nossas relações com Portugal se perpetuem pra que o consulado possa vir o mais rápido possível para a capital sergipana e para que os portugueses possam nos ajudar cada vez mais a construir e desenvolver nossa cidade, estado e país”, frisou ele, admirador confesso dos escritores portugueses Eça de Queiroz e Fernando Pessoa.

De acordo com o embaixador Francisco Seixas, o Brasil é exemplo na manutenção da unidade territorial pacífica de seu povo. “Eu já visitei o país do Amapá ao Rio Grande do Sul e é impressionante o sentimento único de afirmação dos brasileiros”, disse ele, que registrou as evoluções no intercâmbio entre Brasil e Portugal. “Do final dos anos 90 para cá, a geração de portugueses que veio ao Brasil está se concentrando no Nordeste, especialmente na área de turismo. Já a presença de tantos brasileiros em Portugal está ajudando a desconstruir no Brasil a imagem caricata dos portugueses e a mostrar aquilo que é o Portugal contemporâneo”, analisou.

O embaixador colocou-se à disposição para colaborar com a Prefeitura de Aracaju. “Vamos colaborar naquilo que pudermos ser úteis para aprofundar ainda mais as relações do Brasil com Portugal”, assegurou. Francisco Seixas e a embaixatriz Maria Virgínia foram presenteados pelo prefeito Edvaldo Nogueira com publicações da prefeitura e uma peça do artesanato local. O prefeito recebeu como presente uma peça de louça com vista de Lisboa. Participaram do encontro os secretários municipais Bosco Rolemberg (chefe de gabinete do prefeito) e Carlos Cauê (Comunicação), além do secretário adjunto de Estado do Turismo, Carlos Alberto Santos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.