[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, prestigiou no início da noite de ontem a posse do jornalista Luiz Eduardo de Oliveira Costa como membro da Academia Sergipana de Letras (ASL). Natural do município de Maruim, o novo “imortal” vai ocupar a cadeira nº 14, cujo patrono é o artista plástico Horácio Hora e que antes era ocupada pelo professor João Evangelista Cajueiro. O jornalista recebeu ainda a Medalha do Mérito Cultural Sílvio Romero, entregue a todos os que ingressam na Academia.

De acordo com o prefeito, a entrada de Luiz Eduardo Costa na ASL homenageia não apenas o intelectual, mas também a imprensa de Sergipe. “Com seu talento, análise crítica, capacidade de síntese e erudição ele interpreta os fatos do cotidiano e apresenta na sua coluna de uma forma elegante e bem escrita o dia-a-dia dos sergipanos”, opinou. “Homenagear Luiz Eduardo Costa é mostrar que a imprensa de nosso estado é uma das mais importantes vertentes da nossa inteligência”, acrescentou.

Ao tratar do papel da profissão de jornalista e da perenidade de seu ofício, Luiz Eduardo Costa resumiu o que para ele é o compromisso de um imortal. “Nós temos que desconstruir e denunciar o código de interesses que conduz o mercado sobre a racionalidade e a própria vida. Um intelectual tem que ser, em qualquer fase da vida necessariamente um rebelde”, avaliou.

A indicação do nome do jornalista foi feita pelo ministro do Supermo Tribunal Federal (STF) e também membro da Academia, Carlos Ayres de Brito, que saudou o mais recém chegado colega em nome dos demais. “O verdadeiro escritor é aquele que sempre tem o que dizer e o faz de forma atraente e Luiz Eduardo Costa constitui-se num literato porque aciona no nosso cérebro a inteligência, mas também a nossa alma”, disse.

A solenidade, realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), contou com a presença de todos os membros da Academia e foi abrilhantada pela apresentação do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Sergipe. Participaram ainda o vice-prefeito Edvaldo Nogueira; os presidentes do TCE e do TJ-SE, Hildegards Azevedo e Marilza Maynard; os ex-governadores Albano Franco, Paulo Barreto, Celso de Carvalho e Seixas Dória (membro da ASL); deputados federais, estaduais, desembargadores e secretários municipais, dentre outros.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.