[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O grupo “A arte de prevenir é melhor que remediar”, criado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps), tem sido uma importante ferramenta no trabalho de prevenção e educação junto à população aracajuana.

Atuando em Unidades Básicas de Saúde, hospitais, escolas, associações comunitárias, conselhos de saúde, asilos, creches e feiras livres o grupo já levou animação e informação a mais de 11 mil pessoas entre os meses de janeiro e junho de 2005 em apresentações de esquetes teatrais que tratam, entre outros temas, do Aleitamento Materno; DST/Aids; Saúde da Mulher; Hipertensão e Saúde Bucal. O grupo desenvolve ainda outras atividades como o Arrastão da Vigilância Sanitária nas feiras livres do município; Cortejo de Bonecos e Oficina do Meio Ambiente.

O projeto é composto por 15 Agentes Comunitários de Saúde que, utilizando múltiplas formas de linguagens para dialogar com a população a respeito de temas inerentes a sua saúde e a qualidade de vida, desenvolvem ações de educação e saúde que promovam a qualidade de vida e contribuam para a autonomia do usuário de forma integral e contínua no município de Aracaju.

“Nós construímos as peças através da colaboração técnica do Ceps e das coordenações dos programas para qual é desenvolvida cada peça. Sempre que uma peça é pensada nós nos reunimos com o coordenador do programa, que nos passa algumas informações necessárias e nos ajuda a construir a apresentação”, explica a coordenadora do grupo, a pedagoga Flávia Priscila Silva Souza.

De acordo com ela, 11.749 pessoas assistiram às apresentações do grupo no primeiro semestre de 2005. Dentre as peças mais assistidas estão a destinada à Saúde da Mulher, com um público de aproximadamente 1.980 pessoas, e o arrastão da Vigilância Sanitária que, percorrendo as feiras livres do município, levou informação a aproximadamente 2 mil pessoas.

Experiência
A proposta experimenta a inserção da arte na educação buscando diferentes possibilidades para sua aplicação, já que é notável esse poder que a arte tem de despertar a curiosidade e o interesse das pessoas. Desta forma, a aposta centra-se na certeza de que a realização do projeto de educação em saúde, baseado numa ação comunicativa, trazendo a necessidade de formas dinâmicas de expressão e comunicação de conteúdos, sínteses e conceitos construídos coletivamente, ajuda na interação com o objeto e resgata um processo de responsabilização, vínculo, resolutividade e autonomia.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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