[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, prestigiou durante toda a manhã de ontem (28) o desfile cívico das escolas da rede municipal de ensino, tradicionalmente realizado na rua Bahia, bairro Siqueira Campos. As comemorações alusivas à Semana da Pátria tiveram início às 8h, quando o chefe do executivo municipal hasteou, juntamente com o deputado Mardoqueu Bodano e a secretária municipal de Educação, Teresa Cristina Cerqueira da Graça, as bandeiras do Brasil, Sergipe e Aracaju, respectivamente.

O hasteamento foi realizado ao som do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Sec Banda. Em seguida, militares, civis e estudantes de 34 escolas municipais e quatro particulares desfilaram pela rua lotada de pessoas curiosas para conhecer um pouco mais da história de Aracaju contada durante todo o percurso.

“Esta é uma maneira de educar o povo para que ele se conheça cada vez mais, mobilizar os estudantes e declarar junto com toda a comunidade nosso amor a Aracaju e ao Brasil”, avaliou o prefeito Marcelo Déda. Ao lado do vice-prefeito Edvaldo Nogueira e da secretária Teresa Cristina, ele acompanhou empolgado a passagem em frente ao palanque oficial de crianças entoando o hino do sesquicentenário da capital, de um grupo de balé, assim como de diversos atores que retratavam figuras ilustres da história de Aracaju como o fundador Ignácio Barbosa, o Monsenhor Olímpio Campos e tantos outros.

Dividido em 11 sub-temas, o desfile cívico municipal contagiou a todos os presentes e retratou Aracaju sob diversos aspectos desde o momento em que ela tornou-se capital de Sergipe, passando pela sua diversidade intelectual, religiosa, cultural e urbana até os dias atuais. “Além de ser uma oportunidade de elevar nosso civismo, o desfile deste ano é uma aula de história. Cada vez mais ele vai se firmando como um momento importante da vida estudantil cultural e social de Aracaju”, afirmou o vice-prefeito Edvaldo Nogueira.

O Exército, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Cptran e o Corpo de Bombeiros participaram do desfile que, segundo a secretária municipal de Educação, é uma aula pública. “Estamos despertando nas pessoas o sentimento de pertencimento e de amor à nossa terra Brasil e em particular desta vez à nossa querida Aracaju”, disse.

O capitão dos Portos de Sergipe, Mauro Araújo; o capitão Armstrong, representante do 28º Batalhão de Caçadores; o coronel Alcântara, representante do Corpo de Bombeiros; o tenente Barreto, representante do comandante Major Aviador Juta Júnior; o pró-reitor de extensão da UFS, Rui Belém; os deputados federais Jackson Barreto e Heleno Silva, estaduais Ana Lúcia Menezes, Edinei Caetano, Francisco Gualberto; os vereadores Conceição Vieira e Pastor Johnny também prestigiaram o desfile.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.