[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Por meio do Programa Espaço Cidadão, a comunidade de Aracaju tem a oportunidade de conhecer de perto os projetos sociais desenvolvidos pela Prefeitura Municipal para atender à população que vive em situação de risco e vulnerabilidade social. O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), que prepara o próximo Espaço Cidadão para esta quarta-feira, 31, no bairro Jabotiana. As atividades serão realizadas em frente ao Centro de Referência da Assistência Social Madre Tereza de Calcutá.

Durante todo o dia haverá variadas atrações apresentadas por crianças e adolescentes inseridos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Mostra de Artesanato, exposições dos produtos confeccionados por esta parcela atendida pela Prefeitura de Aracaju. Serão disponibilizados também os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde, Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que demonstrará os produtos naturais produzidos no Programa Farmácia Viva, e gratuitamente a comunidade cuidará de sua beleza pessoal por meio dos participantes do Curso de Higiene e Beleza, que farão serviços de corte de cabelo, manicure e pedicure. Paralelamente, os educadores sociais da Semasc estarão realizando atividades de recreação e lazer dirigidas para as crianças e adolescentes da comunidade.

Porto Dantas e Coqueiral
O último Espaço Cidadão foi realizado no Centro Social de Referência da Assistência Social do Porto Dantas, atendendo também a comunidade do Coqueiral. Naquele espaço a comunidade pôde participar de ginástica aberta e também teve a oportunidade de cuidar do visual com corte de cabelo, promovido pelos alunos que integram o Curso de Higiene e Beleza promovido pela Semasc. Houve também exposição de artesanato, bazar no qual foram comercializados os produtos fabricados pela própria comunidade com apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju, além de apresentação de grupos folclóricos, mostra folclórica de teatro, dança e serviços de saúde.

As crianças e adolescentes do Peti dançaram reisado. Oito crianças atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social do Japãozinho apresentaram uma peça teatral intitulada “O Negrinho do Pastoreiro”, que narra uma lenda folclórica. Os adolescentes inseridos no Programa Agente Jovem do bairro Santa Maria também apresentaram uma peça teatral falando sobre os cinco sensos, que aprenderam no projeto.

O Espaço Cidadão é uma forma de mostrar para a comunidade todos os trabalhos feitos nos Centro de Referência da Assistência Social para que a comunidade se sinta envolvida com os projetos sociais executados pela PMA. Outra grande importância do Projeto é a integração dos outros Centros de Referência da Assistência Social, pois crianças e adolescentes de outros bairros também participaram desse evento.

Lucia Maria de Oliveira faz parte da comunidade do Japãozinho e não esconde a alegria de poder participar destas atividades. “Eu achei muito interessante as apresentações. A educação dessas crianças… Esse espaço está dando oportunidade a elas a saírem das ruas”. Já Silvânia dos Santos, outra mãe de uma das crianças que está inserida no Peti, assistiu a apresentação da filha e ficou encantada. “Esse projeto é maravilhoso. Minha filha saiu da rua onde trabalhava vendendo geladinho”, conta a mãe contente por ver a filha dançando.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.