Prefeito de Aracaju participa de homenagens aos 90 anos de Seixas Dória
Dentre as autoridades políticas que prestigiaram o momento especial, estiveram presentes o ministro da Defesa Valdir Pires, representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres de Britto; o senador e ex-presidente da República José Sarney, amigo pessoal do aniversariante; o governador de Pernambuco, José Eduardo Campos, além do governador de Sergipe, Marcelo Déda.
Para o prefeito Edvaldo Nogueira, o aniversariante merece todas as honrarias. “É um dia extraordinário, um momento muito grande em que a comunidade sergipana e aracajuana presta homenagem a um cidadão que tem uma vida de dignidade. Então, eu acho que essa homenagem ainda é pouca, porque os 90 anos de vida de Seixas Dória é uma celebração da dignidade, da coerência, do amor ao Brasil e ao povo mais pobre. Seixas Dória é um homem extraordinário e merece tudo isso. Queremos que ele viva muito mais anos para nos honrar com a sua dignidade e com seu exemplo”, declarou o prefeito.
O aniversariante tão prestigiado, acompanhado de sua esposa, Mary Dória, filhos e netos, disse estar entre amigos. “Me sinto feliz, pois estou na minha terra, com a minha gente. Sou um homem absolutamente feliz. Isso me emociona profundamente, porque são pessoas que têm uma grande amizade comigo, de muitos anos de luta. Não é prestígio, é amizade”, disse satisfeito Seixas Dória.
Durante a festa, a cantora Amorosa cantou para o aniversariante e fez ainda um dueto com ele na música ´Pra não dizer que não falei das flores´, de autoria de Geraldo Vandré, que foi solicitada pelo ex-governador. Também foi exibido um documentário com depoimentos de parentes, amigos e personalidades, entre elas o prefeito de Aracaju. O vídeo contou também com uma crônica do Padre Arnóbio de Melo.
Reconhecimento
Natural do município de Propriá, o ex-governador sergipano João de Seixas Dória aos 90 anos ainda é uma forte influência política em Sergipe. Na história política do Estado, ganhou reconhecimento, entre outros atos, por ter sido retirado precocemente da administração pelo Golpe Militar de 1964. Seixas Dória foi deposto, cassado e preso em Fernando de Noronha por ter se recusado a assinar um manifesto de governadores pró-golpe. Esse ato de coragem ainda hoje é reverenciado por muitos, como o prefeito da capital sergipana.
“Seixas Dória teve uma atitude que deve e merece ser sempre lembrada. Aliás, a atitude dele em 1964 deve ser propagada em prosas e versos, porque Seixas Dória preferiu a prisão, preferiu deixar o cargo de governador a desonrar sua palavra e suas convicções, o que é muito difícil na política hoje e deixa um exemplo para a posteridade. Um exemplo para todos nós. É muito importante que a sua história, o momento que ele passou, seja efetivamente trasnmitido para as novas gerações”, comentou Edvaldo Nogueira.
Para o ex-presidente e atual senador José Sarney, Seixas Dória conseguiu o respeito e a admiração de todo o país. “Ele cumpriu um destino exemplar na política brasileira, defendeu as causas sociais e a democracia. É um exemplo de homem íntegro e correto por tudo o que fez. É um exemplo para Sergipe e para o Brasil”, opinou o amigo pessoal.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]