[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As plenárias deliberativas do Orçamento Participativo – OP – vêm mostrando que a população tem demonstrado interesse na administração da cidade. Na primeira semana da segunda etapa do programa da Prefeitura de Aracaju, os moradores fizeram inúmeras reivindicações, mas apesar das solicitações para que o poder público municipal invista em saúde, educação, lazer e transporte coletivo, são os serviços de saneamento básico os mais citados dentre os participantes das plenárias. “Sem saneamento básico não poderemos ter saúde, e sem saúde não teremos escola, lazer e outros benefícios”, diz Rosemary Gomes, moradora do conjunto Santa Maria.
Nos bairros Santa Maria, Atalaia, Aeroporto, Coroa do Meio e América, onde aconteceram as primeiras plenárias, centenas de pessoas compareceram para fazer suas reivindicações e escolher seus representantes no Conselho Municipal de Orçamento Participativo e no Fórum de Delegados.
Divididos em grupos de 20, os moradores iniciam o processo de escolha das prioridades logo no início da noite. Orientadas pela equipe da prefeitura, formada por servidores municipais e alunos da Universidade Federal de Sergipe, as comunidades discutem, questionam e em seguida participam de uma votação para eleger as cinco mais importantes demandas. Ainda reunidos, os participantes das plenárias escolhem entre si os delegados. Para cada grupo de 20 é eleito um delegado.
Segundo informações da coordenadoria do Orçamento Participativo, em todos os distritos as plenárias têm sido muito bem aproveitadas. “A população está bem articulada e muitos moradores têm se revelado ao discutir sobre políticas públicas”, assegura Marcelo Barreto, um dos coordenadores do projeto.
Na próxima segunda-feira, dia 11, a plenária acontece no Centro de Convenções, às 19 horas. Dessa vez, serão discutidas as prioridades do Inácio Barbosa, São Conrado, Jabotiana e adjacências.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.