[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Operários trabalham em ritmo acelerado no terreno onde será criado o Bairro Novo. A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), vai transformar a localidade em um imenso pólo habitacional que vai beneficiar centenas de moradores de regiões precárias da capital.

A limpeza e a terraplanagem do local estão em fase avançada. “Estamos fazendo a limpeza da camada vegetal e o nivelamento do terreno. Com a terraplanagem concluída, vamos poder iniciar a demarcação das quadras habitacionais e, consequentemente, os lotes onde serão construídas as casas”, declarou o presidente da Emurb, Valmor Barbosa.

Na primeira etapa, serão construídos 224 apartamentos no Bairro Novo, que se localiza nas proximidades do Santa Maria, na zona de expansão de Aracaju. A obra envolve um investimento de R$ 4,7 milhões, a partir de uma parceria entre Governo Federal e PMA. Serão 14 blocos com 16 apartamentos cada um. A empresa vencedora da licitação – Teccol Engenharia Ltda. – tem prazo de um ano para concluir os serviços. Na segunda etapa, serão mais 224 apartamentos.

O prefeito Edvaldo Nogueira já assinou a Ordem de Serviço que autoriza a construção da primeira etapa dos 448 apartamentos e de mais 404 casas, que resultam em um grande complexo habitacional que vai atender a famílias que vivem em moradias precárias. Serão atendidos moradores do Morro do Avião, invasões do Arrozal, do Santa Maria e do Gasoduto, por exemplo. As moradias serão entregues gratuitamente para os cadastrados na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

“Aracaju, com estas obras, deve chegar a cerca de 90% da resolução de problemas como falta de moradia, esgotamento sanitário, água tratada e pavimentação, que são carências graves dessas pessoas”, explicou Valmor Barbosa, lembrando que a previsão de início das obras de construção, tanto das casas quanto dos apartamentos, é para a segunda quinzena de novembro.

As casas do Bairro Novo constituem a primeira obra do país a ser iniciada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Esta parceria com a Prefeitura de Aracaju é uma iniciativa de referência para a inclusão social dos aracajuanos.

“A política social da Prefeitura se volta para retirar as pessoas que estão morando em áreas de risco, em locais insalubres, para terem uma vida melhor em moradias dignas”, acrescentou o presidente da Emurb.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.