[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na sua terceira visita a Canindé do São Francisco como governador, Marcelo Déda anunciou que vai realizar várias obras no município, distante 213 quilômetros de Aracaju e localizado no Alto Sertão Sergipano. O anúncio foi feito no sábado, 27, ao lado do prefeito de Canindé, Orlando Andrade, de secretários de Estado, entre outras autoridades, depois da inauguração de reformas e ampliações de obras realizadas pela Prefeitura do município. As ações do Governo de Sergipe para Canindé incluem o projeto ‘Rodovias do Sertão’, que renovará 220 quilômetros de estradas que ligam o Agreste Central a um dos principais pólos turísticos do Estado, que é Canindé do São Francisco com seu cânion, beneficiando vários outros municípios. Além disso, serão realizadas obras para melhorar a qualidade e ampliar a distribuição da água. O Governo também assumiu o compromisso de garantir a reconstrução do trecho da pista que dá acesso ao Cânion de Xingó, destruído na última cheia do São Francisco na região.

O governador Marcelo Déda destacou que em novembro será iniciado o processo das licitações do projeto ‘Rodovias do Sertão’. A recuperação de estradas começa na Terra Dura, em Itabaiana, na BR-235, vai até nossa Senhora da Glória e, depois, sai de Nossa Senhora das Dores e vai até Canindé do São Francisco, chegando à divisa com Paulo Afonso (BA) e Delmiro Golveia (AL). São 220 quilômetros de estradas com acostamento, nova sinalização e correção em algumas curvas, que beneficiarão Itabaiana, Ribeiróplois, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Poço Redondo e Canindé do São Francisco.

"Serão quatro contratos para democratizar o acesso das empresas ao mercado de obras públicas e permitir que as médias empresas também possam participar da concorrência", ressaltou Déda. "No próximo ano, as máquinas vão roncar no sertão para que essa rodovia tenha qualidade e condição de servir ao povo do agreste e do sertão e também ao turista que vem visitar o maior destino turístico de Sergipe, que é o Cânion do São Francisco", acrescentou o governador.

Ainda neste ano, serão asfaltadas ruas do Povoado Capim Grosso, um dos primeiros que receberão o projeto Polícia Cidadã. O objetivo é fazer com que a segurança pública esteja mais presente e atuante no interior do Estado.

Água

O governador anunciou que serão investidos em Canindé R$ 5,4 milhões para ampliar e melhorar o sistema de abastecimento de água. As obras começam em 30 dias e incluem a construção de adutoras, estações de tratamento e um reservatório. Além da sede de Canindé do São Francisco, serão beneficiados os povoados Curituba, Capim Grosso, Nova Vida, Santa Rita, o Assentamento João Pedro Teixeira e localidades circunvizinhas.

"Em novembro, vamos autorizar a continuação dos serviços de terraplanagem, pavimentação e drenagem do acesso ao lado da barragem de Xingó, um investimento de R$ 360 mil", acrescentou Marcelo Déda.

O governador também anunciou que ainda nesse ano será reformado o posto fiscal do povoado Vaca Serrada, para que receba uma unidade integrada de polícia a fim de coibir o roubo de gado na região.

Inaugurações

Marcelo Déda acompanhou o prefeito Orlando Andrade na inauguração de reformas e ampliações de nove obras em Canindé. O roteiro começou no bairro Agrovila, com a inauguração de 50 casas, construídas em parceria com a Caixa Econômica Federal. No mesmo bairro foi inaugurado o Estádio Municipal José Dilmo da Silva e o calçamento das ruas A, João Roberto e Messias Félix, que contaram com recursos do Ministério das Cidades. No bairro Torre, foram inauguradas obras de reforma, ampliação e modernização da Unidade de Saúde da Família Apolônio Costa e da Praça Delmiro de Miranda Britto, onde houve apresentação do grupo Afro Pet, formado por crianças atendidas pelo projeto de Inclusão Social da Prefeitura de Canindé.

Orlando Andrade agradeceu ao governador por estar de volta a Canindé e ressaltou a relevância das obras inauguradas e da parceria com os governos Federal e do Estado. "As parcerias para obras são importantes para que a população possa viver com mais dignidade".

O governador Marcelo Déda elogiou a aplicação dos recursos pela prefeitura municipal. "Vi o cuidado na área de saúde, com os mais pobres, beneficiados com casas. Vi a preocupação com a pavimentação de ruas e avenidas e com o esporte, com a inauguração do campo de futebol. Isso é que é respeitar a cidade. Os turistas que entrarem aqui agora serão recebidos com uma iluminação perfeita, com calçamento de qualidade e pistas recuperadas". 

No bairro Centro, houve inauguração da reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família Hilda Fernandes Feitosa e da Unidade Laboratorial e Análises Clínicas Valdemar Feitosa. Também no Centro, foi inaugurada a pavimentação, urbanização e iluminação da Avenida Ananias Fernandes dos Santos, com apresentação da Banda Marcial de Canindé. A estrada dá acesso ao complexo Xingó, que recebe anualmente cerca de 65 mil turistas. Também foram inauguradas o Centro as obras de reforma e ampliação do Centro de Convivência da Melhor Idade Luzina Galindo, onde houve apresentação de forró com alguns dos 250 idosos atendidos.

Presenças

Estiveram presentes nas atividades em Canindé os secretários de Estado da Comunicação Social, Eloísa Galdino, das Cidades e da Integração Municipal, Bosco Costa, da Infra-Estrutura, Osvaldo Nascimento, de Coordenação Política, Jorge Araújo, e da Segurança Pública, Kércio Pinto. Também compareceram o presidente da Assembléia Legislativa, Ulices Andrade, o presidente do Departamento de Estadual de Infra-Estrutura Rodoviária de Sergipe (DER), Ézio Prata Faro, o Ouvidor-Geral do estado, Luiz Eduardo Costa, o presidente da Câmara de Vereadores de Canindé, Givaldo Santos, vereadores e secretários municipais.

 

VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA DE IMAGENS

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.