[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) começou a oferecer oportunidades profissionais para os flanelinhas que vivem nos semáforos de Aracaju. Quarenta e três deles, com idades entre 16 e 23 anos, já foram inseridos no Curso Profissionalizante de Padeiro, cujas aulas teóricas começaram a ser ministradas esta semana. Esta ação desenvolvida pela Prefeitura de Aracaju é executada pela Semasc, em parceria com a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Os temas abordados no curso durante esta semana estão relacionados às relações interpessoais, com atividades dinâmicas.

Os flanelinhas são provenientes dos conjuntos residenciais de Nossa Senhora do Socorro e de Aracaju e as primeiras aulas estão sendo ministradas pelo instrutor de Treinamento da Fundat, Walter Leandro Silva. “Estou desenvolvendo aqui com eles a importância da comunicação, como eles devem se relacionar e respeitar as pessoas e, com isso, conseguir melhorar o futuro desses jovens que se encontram em situação de exclusão social”, explica o instrutor.

Além desse curso profissionalizante, a Prefeitura Municipal de Aracaju oferece cestas básicas para esses flanelinhas como uma forma de incentivá-los à permanência no curso. As aulas práticas serão realizadas na próxima semana, a partir de segunda-feira, dia 5. Esses flanelinhas estão sendo preparados para trabalhar como padeiro em qualquer indústria panificadora.

Para o flanelinha Anderson dos Anjos da Conceição, 19, esse curso oferece uma chance para ele melhorar de vida. “É bom. Estou saindo do sinal onde lavo vidro de carro para aprender sobre uma profissão. É uma oportunidade de sair dessa vida”, diz Anderson, bastante interessado nas aulas do instrutor. Edinaldo Faustino dos Santos Filho, 23, é outro flanelinha que está tendo a oportunidade de sair das ruas e ter uma profissão digna. “Estou tendo a chance de ter uma vida melhor, pois não tenho essa vida porque quero e, sim, porque é o jeito”, afirma Edinaldo.

A coordenadora da Central Permanente de Acolhimento, Mônica Ferreira Santos, afirma que essa ação realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania em parceria com a Fundação Municipal do Trabalho é de grande importância porque está inserindo esses jovens no mercado de trabalho, além de oportunizar aulas de cidadania e, em conseqüência, eleva a auto-estima desses futuros profissionais.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.