[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A administração municipal tem investido nas atividades coordenadas pelos assistentes sociais para expandir o atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju. A partir da idéia de que a promoção de saúde também está ligada ao trabalho social, esses profissionais integram as equipes do Programa Saúde da Família (PSF), colaborando para o enfrentamento dos problemas de saúde relacionados às condições de vida da população.

“Fazer parte do PSF foi uma conquista para o profissional do serviço social”, diz a assistente social da USF Manoel de Souza Pereira, Neire Costa. Para ela, esta realização só foi possível graças à visão ampliada de saúde desenvolvida pela Prefeitura, através do Projeto Saúde Todo Dia. “A saúde é resultante das condições de vida de cada comunidade, por isso é importante que exista alguém na unidade que enxergue o usuário como um cidadão inserido num contexto e não apenas como um doente”.

Assim como outras assistentes sociais do PSF, Neire Costa desenvolve uma série de atividades que vão desde o levantamento do perfil da comunidade onde atua ao acolhimento individual na USF. “O trabalho envolve também palestras e ações educativas junto aos moradores”, garante, citando o projeto Construindo uma Jabotiana Saudável, como exemplo de ação que deu certo.

A iniciativa partiu da USF Manoel de Souza Pereira numa parceria com a comunidade dos conjuntos Sol Nascente, JK, Santa Lúcia, Largo da Aparecida, Aloque e estrada da Cabrita. Desde que o projeto foi implantado, as condições ambientais do bairro Jabotiana se modificou. “A população entendeu a necessidade de cuidar da limpeza do local onde mora”, afirma Neire. De acordo com ela, os registros de casos de leptospirose, dengue e outras doenças diminuíram.

Além de auxiliar na identificação de problemas sociais e na aplicação de soluções viáveis, o trabalho do assistente social incentiva a participação popular, reforçando no usuário a idéia de saúde como um direito. “Nós temos a função de trabalhar a questão da justiça social, entendendo que em muitos casos o problema de saúde apresentado pelo paciente é o reflexo da realidade em que vive”, finaliza Neire.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.