[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A urbanização do canteiro central da avenida Tancredo Neves está mudando o aspecto do local. Depois do trabalho de recapeamento asfáltico da avenida, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por determinação do prefeito Marcelo Déda, através da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos – está promovendo a arborização do canteiro central.
A avenida é uma das portas de entrada da cidade e não recebia qualquer tratamento há muito tempo. Desde o início do mês, uma equipe da Emsurb vem fazendo a troca da terra vegetal, ressecada e sem adubo, e o plantio de gramas e árvores de pequeno porte, além de mais de dez espécies de plantas ornamentais.
Cerca de 38 mil metros quadrados de canteiro ao longo da avenida estão passando pela recuperação paisagística e até o final do ano os serviços estarão sendo concluídos.
Segundo o coordenador de Áreas Verdes da Emsurb, Francisco Ney Macedo, os serviços podem ser divididos em duas etapas: a primeira vai do início da Tancredo Neves, na intercessão com a avenida Beira Mar, até a rótula do Distrito Industrial. Neste local, a terra vegetal existente foi revolvida e misturada com a nova. Os coqueiros mortos foram substituídos e incluídas também mudas de palmeira. Esta primeira etapa está quase concluída, faltando apenas a formação de pequenas jardineiras no entorno dos postes de iluminação.
A segunda etapa é o trecho até o viaduto da avenida Osvaldo Aranha, passando pelo terminal rodoviário e Hospital João Alves Filho. Neste local, os serviços estão bem adiantados e foi feito, também, o plantio de várias espécies de flores, como a Botão de Ouro e a Vinagreira, e arborização com coqueiros e palmeiras.

Conservação
A partir desse novo aspecto que se está proporcionando à avenida Tancredo Neves, é preocupação da Emsurb fazer a conservação do canteiro, mantendo equipes de manutenção, assim com é feito nas demais praças já urbanizadas pela prefeitura. Um problema freqüentemente enfrentado pela Emsurb nos canteiros e praças da cidade é com relação às pessoas que pisam na grama e prejudicam o aspecto do canteiro. Contudo, a Emsurb vai construir pequenas passarelas para travessia em alguns pontos.
Em outros pontos onde o fluxo de pedestres é maior, a intenção é construir calçadas no sentido da avenida, para evitar que as pessoas caminhem sobre a grama. Segundo o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, a urbanização da Tancredo Neves mudou a paisagem do local. “Agora a avenida tornou-se mais agradável, não só para quem passa por lá, mas também para quem mora ao longo dela”, afirma[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.