[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania -, lançou na manhã desta quarta-feira, dia 07, o projeto “O meio ambiente começa no meio da gente”, no conjunto Padre Pedro do bairro Santa Maria. Em convênio com a Caixa Econômica Federal, a iniciativa visa melhorar as condições sanitárias e ambientais da área.
O lançamento aconteceu com a apresentação da peça teatral “A vida não é um lixo”, com texto e direção de Jorge Lins. A encenação é do grupo “Catadores de Sonhos”, formado por 17 agentes de saúde do município que trabalham na comunidade.
Ao som de músicas folclóricas e populares, os agentes divertiram a criançada, representando situações engraçadas com ingredientes da realidade local. Dessa forma, eles orientaram sobre a preservação do meio ambiente, demonstrando diferentes maneiras de acondicionar adequadamente o lixo. “Mostramos que a melhoria na qualidade de vida começa nas coisas mais simples”, afirma a agente de saúde Raílda dos Santos Lopes, componente do grupo teatral.
Segundo o Frei Cristiano Lima Santos, que participou da elaboração do projeto e atua na comunidade, o público alvo são as crianças, mas a intenção é que a mensagem seja captada pelos pais também. “Esperamos que esse público se torne agente de reprodução de todas as informações que estão sendo passadas aqui”, afirma o Frei Cristiano.
A garotada foi maioria na platéia, mas os jovens e os adultos também compareceram. Todos ficaram atentos do começo ao fim da apresentação, demonstrando a boa aceitação de eventos desse tipo no bairro.
Para Márcia Cristina Santos, 37 anos, dona de casa, esta é uma boa oportunidade para aprender a conservar o meio ambiente e a orientar suas filhas, e até mesmo as vizinhas, sobre como melhorar a qualidade de vida no local onde residem.
Já para Poliana Santos Sales, 13 anos, o momento, além de servir para obter informações, lhe possibilita a oportunidade de captar uma boa idéia para produzir um cartaz sobre o assunto. “Pretendo participar do concurso de cartazes e por isso não quero perder nenhum detalhe”, afirma a garota enquanto assiste à peça.
O concurso de cartazes começou logo após a apresentação na casa da comunidade católica Filhos e Filhas da Divina Misericórdia, com a participação da garotada do conjunto. O objetivo desse concurso é estimular a criatividade dessas crianças para que expressem, à sua maneira, a realidade local.
A mesma apresentação aconteceu na Escola Municipal Laonte Gama, do bairro Santa Maria, por volta das 11 horas. Assim como as crianças do conjunto Padre Pedro, os alunos do pré-escolar participaram da elaboração dos cartazes. O resultado do concurso sairá no próximo dia 13, quando encerra a programação especial de lançamento do projeto.

MAIS APRESENTAÇÕES

Dentro dessa programação, está prevista para amanhã, dia 08, a partir das 9 horas, a apresentação de grupos de dança da comunidade e da peça teatral “Será que o monstro vem?” de Raimundo Venâncio. No dia 09, às 15 horas, haverá a apresentação do grupo de Maculelê, do Lamarão, na Escola Laonte Gama. E no dia 13, a programação encerra com o Mutirão do Lixo que se realizará, das 8 às 16 horas, com a participação de famílias que trabalham na lixeira.
“Esperamos que toda essa movimentação seja bem sucedida, pois estamos empenhados em levar uma mensagem de esperança para essas pessoas”, afirma a chefe da Divisão de Moradia da SMASC, Maria das Graças Santos Oliveira. A mensagem de esperança é uma constante nesse projeto que com este lançamento, através de um trecho da peça “A vida não é lixo”, diz o seguinte: “Aqui, neste pedacinho de mundo, uma nova realidade começa a ser construída porque nós acreditamos no poder de fazer, de mudar e transformar”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.