[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura Municipal de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), tem buscado ao longo de sua administração a participação da comunidade em todas as ações que executa. Mas uma triste realidade vem trazendo prejuízo àqueles que visitam o Parque da Sementeira.

Edificações pichadas, lâmpadas furtadas, lixeiras quebradas e até roubadas, banheiros destruídos, além de outras ações provocadas por vândalos. Com isso, a PMA tem encontrado dificuldades para realizar a manutenção do Parque. Os frequentes atos de vandalismo registrados contra o patrimônio público dificultam a manutenção da estrutura do local, aumentando os gastos da Prefeitura.

De acordo com o diretor operacional da Emsurb, Gilson Ramos, o Parque da Sementeira vem sendo mantido em seu estado quase natural ao longo dos anos. “ No início da manhã, pode-se encontrar várias pessoas caminhando e andando de bicicleta pelo Parque. Algumas aproveitam a área para estudar, fazer piquenique e relaxar”, explica o diretor.

Ele informa ainda que durante esse primeiro semestre será realizada a segunda etapa do convênio realizado com a Petrobras para a reforma do Parque. “Desde 2005 já foram plantadas cerca de mil árvores, além da construção de uma bateria de sanitários, executada no mês passado. Nessa reforma serão construídos novos quiosques, além da ampliação da iluminação”, comenta.

“Teremos ainda mais trilhas para caminhadas, parque infantil e o restaurante que hoje está desativado; vai passar por um processo de licitação para que seja construído um novo restaurante. O lago será revitalizado, fazendo um trabalho de contenção, usando gabiões (pedras amarradas a arames), evitando que a contenção sofra deslize”, explica Gilson Ramos.

Com a revitalização do lago, o volume de água vai ser maior e peixes serão criados no local. Uma outra idéia é a proibição de carros no Parque, já que se trata de uma área verde. Além disso, os vândalos usam o transporte para levar para casa lixeiras e luminárias.

A administração do Parque afirma que os cidadãos que presenciarem atos de vandalismo podem, e inclusive devem, denunciar o fato à Guarda Municipal pelo telefone (79) 3179-7075; ao serviço Fala Cidadão, (79) 3218-7884; ou à própria Polícia Militar, 190.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.