[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Coleta domiciliar, pesagem do resíduo coletado, descarga do material e cobertura da célula. Este é o processo realizado diariamente pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), no Aterro Controlado, localizado no município de São Cristóvão, com o objetivo de amenizar a poluição ambiental e conservar a saúde pública. Todos os dias, o Aterro recebe 370 toneladas de lixo.

De acordo com o diretor de Operações da Emsurb, Gilson Ramos, há um processo de monitoração diário para a destinação dos resíduos sólidos que são recolhidos pela Emsurb. “Tudo inicia na coleta domiciliar, seguindo para o Aterro. Chegando lá, acontece a pesagem na balança eletrônica, logo após, o lixo é transportado para a célula (local aberto para depositar os resíduos). Em seguida, dois tratores de esteiras espalham e recobre toda a célula com material argiloso no final do dia”, explica Ramos.

O Aterro Controlado é caracterizado pelo monitoramento de todo o processo executado. A área é cercada e protegida pela Guarda Municipal e o processo de aterro é executado todos os dias. “Se trata de um Aterro Controlado devido ao monitoramento intenso que temos. Toda área é devidamente cercada para evitar a entrada de catadores e populares, só é permitido visitas com autorização da Emsurb. O controle que priorizamos por meio do aterro é com o objetivo de reduzir a agressão ambiental e proteger a saúde pública”, ressalta o diretor de Operações da Emsurb.

Gilson reforça ainda que nenhum lixo é deixado a céu aberto ao final do dia. “Seguimos uma rotina diária e a finalização desta é o recobrimento da parte da célula que foi depositado o material recolhido durante todo aquele dia”, acrescenta.

Ainda segundo Gilson Ramos, a coleta do lixo hospitalar é diferenciado do domiciliar, e o processo no aterro não é diferente. “O lixo hospitalar é coletado e descarregado distintamente do lixo domiciliar. Por isso, nós temos uma vala específica para resíduos hospitalares que também recebe recobrimento diário”, complementa Ramos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.