[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para garantir o acesso à leitura e à escrita aos jovens e adultos que nunca freqüentaram a sala de aula, a Prefeitura de Aracaju firmou convênio com o Ministério da Educação para implantação do programa Brasil Alfabetizado. Com o projeto, a meta da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é promover a erradicação do analfabetismo na capital no prazo de três anos.

Um montante de R$ 774.180,00 foi investido pelo Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento para Educação (FNDE). A Prefeitura de Aracaju participa com uma contra-partida e o total será aplicado nesses primeiros cinco meses, quando 10 mil pessoas deverão ser alfabetizadas. Estima-se que na capital atualmente existam cerca de 30 mil analfabetos.

Com mais essa ação, que promove o exercício da cidadania aos aracajuanos, a PMA se junta ao Governo Federal no esforço de combater e eliminar o alto índice de analfabetismo que exclui milhares de brasileiros do amplo acesso ao mundo letrado. “O analfabetismo é uma marca ruim que o Brasil carrega. A prefeitura já vinha combatendo esse mal em Aracaju e nesse momento somos parceiros ferozes do governo brasileiro no ousado projeto de erradicar o analfabetismo em nosso país”, afirmou a secretária municipal de Educação, Rosangela Santana Santos.

Para que essa meta se concretize, é necessário um esforço comum e uma ação integrada entre poder público e sociedade civil. Nesse sentido, a Semed promove hoje, dia 3, às 19 horas, uma reunião com membros de instituições públicas, religiosas e diversas organizações da sociedade civil, tais como sindicatos e associações de moradores. O objetivo do encontro, que irá acontecer no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado na rua Carlos Correia, 260, Siqueira Campos, é mobilizar todos os setores sociais para o engajamento na campanha de erradicação do analfabetismo em Aracaju.

Serão necessárias 400 salas para a realização das aulas. Dessas, 100 foram disponibilizadas pela prefeitura. “Temos a expectativa de que haverá muita gente interessada e oferecendo espaços e é disso que depende o sucesso do programa. Na reunião de hoje estaremos lançando a pedra fundamental do programa Brasil Alfabetizado em Aracaju”, enfatizou a secretária municipal de educação.

De acordo com a diretora de planejamento da Semed, Heleonora Cerqueira, os “alfabetizadores” deverão ter a escolaridade mínima de 2o grau completo e cada professor receberá R$ 15,00 por aluno alfabetizado. A capacitação do corpo docente se dará mediante parceria com a Universidade Federal de Sergipe, que será responsável pela coordenação pedagógica do professores.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.