[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Criada com intuito de aumentar a participação popular na política de saúde do município, a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem atuado como importante instrumento de mediação entre o usuário e o órgão público. Tirando dúvidas, anotando sugestões e críticas, a Ouvidoria tem como princípio atender as necessidades dos usuários e conduzir as ações dos gestores, propondo, dessa forma, mais eficiência e humanismo nos serviços da SMS.

A eficiência do serviço pode ser facilmente demonstrada através do aumento no número de solicitações. Em 2003, por exemplo, a Ouvidoria havia recebido 1.438 solicitações em todo o ano. Só nesse primeiro semestre de 2005, a Ouvidoria já atendeu 1.666 usuários. Dentre as reclamações os assuntos mais demandados são a marcação de exames e problemas com algum trabalhador da unidade. De janeiro a junho de 2005, a Ouvidoria solicitou a marcação de pouco mais de mil exames. Cerca de 54 usuários solicitaram uso de medicamentos. Em 2005, os meses de janeiro e junho registraram os maiores índices de solicitações com 371 e 235, respectivamente.

Atendimento
A Ouvidoria funciona da seguinte forma: a pessoa faz sua reclamação ou sugestão e os funcionários imediatamente a enviam ao setor competente para suas devidas averiguações. Esses pedidos em sua maioria são resolvidos dentro de um prazo de 30 dias, retornando para a ouvidoria que se encarrega de entrar em contato com o solicitante e notificá-lo do resultado. Dos pedidos cadastrados na central de atendimento, cerca de 90% dos casos tem um resultado satisfatório para o usuário.

Os usuários que tiverem algo a dizer devem ligar para o telefone 156 ou enviar para o endereço eletrônico saúde.ouvidoria@aracaju.se.gov.br, ou ainda comparecer pessoalmente ao CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão), rua Sergipe, 1310, Siqueira Campos. Hoje, quatro funcionários, sendo um ouvidor geral e três profissionais de Relações Públicas, atendem a demanda por telefone ou diretamente no balcão. O serviço funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 18h e ainda pode ser consultado através das caixas coletoras distribuídas em todas as unidades de saúde do município.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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