[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As estatísticas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju), referentes ao mês de junho, mostram que 506 pacientes foram encaminhados ao Hospital Governador João Alves Filho (HGJAF). Esse número corresponde a um percentual de apenas 4,45% dos 11.361 atendimentos realizados pelo hospital nesse período.

A maioria das remoções feitas pelo Samu Aracaju vai para as unidades de urgência da Rede Municipal. No mês passado, o Pronto-Atendimento do Hospital São José, juntamente com o do Augusto Franco, foi responsável por acolher 41% dos pacientes removidos pelo Samu. Somando esse total com os números referentes aos encaminhamentos feitos às unidades de urgência que também recebem verba da Prefeitura, a exemplo do Pronto Socorro do Hospital Cirurgia, esse percentual chegou a 69%.

Para o HGJAF os encaminhamentos corresponderam a 23% do total. De acordo com a coordenadora de enfermagem do Samu, Conceição Mendonça, os pacientes chegam ao hospital estabilizados e no atendimento pré-hospitalar todo o trabalho é feito no sentido de diminuir as infecções e seqüelas permanentes. “Conseqüentemente, isso implica na diminuição da internação hospitalar na maioria dos casos”, esclarece.

Sobre essas remoções ao Hospital João Alves, a coordenadora afirma ainda que a predominância é de casos de politraumatismo, acidente vascular cerebral e crise convulsiva, especialidades nas quais o hospital é referência no município de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.