[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Participação popular é uma das grandes marcas da administração municipal de Aracaju. E uma das maneiras que a população aracajuana atua, é através do sistema de Ouvidoria, que permite ao cidadão contribuir para o crescimento, desenvolvimento e melhoria da prestação dos serviços realizados pela Prefeitura da Cidade.

A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é grande exemplo da mediação realizada pela PMA com a comunidade. Só no ano de 2006 a Ouvidoria da SMS registrou o maior número de participação de usuários desde que o serviço foi implantado, em abril de 2002, chegando aos 3.413 atendimentos. E já agora no mês de fevereiro, até hoje, segunda-feira, foram realizados 264 atendimentos.

De acordo com a relações públicas da Ouvidoria da SMS, Maria Saturnino de Andrade,o número de solicitações reflete o importante trabalho desempenhado pelo Órgão, que se consolida na credibilidade dos usuários do sistema de saúde do município e dos próprios trabalhadores da rede, que hoje são os que mais utilizam o serviço.

“A Ouvidoria é uma importante ferramenta de gestão. Sua atuação consiste em garantir o controle social das ações desempenhadas pelo SUS, mediante a participação popular, de modo a garantir princípios importantes do Sistema Único, como a equidade e a integralidade. E é através dos relatórios baseados nos números da Ouvidoria, que a Saúde Municipal desenvolve importantes estratégias de gestão”, explica Andrade, acrescentando que as queixas e sugestões recebidas pelo órgão são repassadas, por meio de relatórios mensais, aos setores competentes e servem de orientação para as ações da SMS.

Segundo o ouvidor da SMS, Heitor Freitas de Andrade, a Ouvidoria da SMS tem se destacado pela forte participação em reuniões semanais do Conselho Municipal e dos Conselhos Locais de Saúde. “Nós realizamos reuniões nas unidades de saúde, onde são discutidas as principais dificuldades enfrentadas pela comunidade e trabalhadores da rede, de modo a discutir com a gestão as melhores soluções para os problemas. O que permite a Ouvidoria atuar como um elo entre a população usuária do sistema de saúde e a Secretaria Municipal de Saúde”,ressalta Freitas.

Atendimento

A Central de Atendimento da Ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na rua Sergipe, 1310, bairro Siqueira Campos, sede da SMS. As solicitações também podem ser feitas pelos telefones 156 e (79) 2106-9772. Caixas de sugestões estão colocadas em todas as 42 unidades de saúde do município e rede de urgência. Os aracajuanos também podem entrar em contato com a Ouvidoria pelo e-mail: saude.ouvidoria@aracaju.se.gov.br ou pelo Fala Cidadão: www.aracaju.se.gov.br/faleconosco.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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