[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Implantada há três anos e meio, a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem ajudado a tornar os serviços ofertados à população mais eficientes. O percentual de 95% de resolutividade dos casos demandados se traduz em credibilidade no trabalho realizado pela equipe, que diariamente atende as reclamações, dúvidas e sugestões de usuários e trabalhadores.

Em 2005, até agora, foram registradas 2.450 solicitações. Destas, 2.394 correspondem às queixas. “A SMS preza pelo controle social e a Ouvidoria, junto aos conselhos Municipal e Locais de Saúde, é um importante instrumento de mediação entre a população e os gestores públicos”, ressalta o ouvidor, Helder Beserra.

Neste mês de setembro as solicitações já somam 267. De acordo com Helder, quando se trata de reclamações, cada caso é avaliado e comunicado ao setor competente, que se encarrega de solucionar o problema. “Nós estabelecemos um período máximo de 30 dias para dar retorno ao solicitante, mas a depender da complexidade do caso, o tempo de resposta pode ser maior”, explica.

No ranking das queixas, o assunto mais demandado é a marcação de exames. Mas segundo Helder, o trabalho da Ouvidoria já contribuiu bastante para a melhoria desse serviço. A realização de exames em um único laboratório, quando possível, é um exemplo dessa melhoria. “A gente cumpre a função de termômetro, ou seja, de instrumento regulador que informa para os gestores quais são e onde estão os erros identificados pelos usuários”, afirma.

Essas informações, passadas através de relatórios mensais, servem de orientação para as ações da SMS. Um outro exemplo de melhoria é a mudança de perfil profissional dos funcionários. “Os registros de reclamações feitas sobre o atendimento de alguns profissionais de saúde, orientou a SMS no investimento em capacitações que ajudaram na adequação desses funcionários ao trabalho”, revela Helder.

Referência
Sendo reconhecida como um serviço que aumenta a participação popular na política de saúde, a Ouvidoria da SMS tem servido de referência para municípios, não só de Sergipe como de outros estados brasileiros. O serviço já foi visitado pelas prefeituras de Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, e recentemente as cidades de Hortolândia (SP) e Sobral (CE) fizeram contato por telefone.

O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h as 17h, na rua Sergipe, 1310, bairro Siqueira Campos. As solicitações podem ser feitas diretamente na sede ou pelo telefone 156 ou 2106-9772. A Ouvidoria ainda pode ser consultada através das caixas de sugestões colocadas em todas as unidades de saúde do município.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.