[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As brincadeiras infantis com liberdade, as conversas entre vizinhas na porta de casa e o livre trânsito de pedestres e veículos são faces de uma mesma realidade que se verifica atualmente em diversos loteamentos da zona Norte da capital. Executados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), serviços de pavimentação asfáltica, drenagem e colocação de calçamento em ruas e avenidas dessa região favorecem diretamente essa realidade e garantem qualidade de vida para a população.

Há cerca de 20 anos morando no loteamento Campo Grande, a dona de casa Alda Oliveira, 52 anos, lembra do tempo em que a rua A, onde reside, não era asfaltada. “Aqui era tudo cheio de mato e barro. Quando chovia a rua ficava cheia de lama e era horrível para sair de casa”, conta. Ela diz ainda que enfrentava dificuldades para tratar dos problemas de pressão arterial e cansaço. “Lembro que muitas vezes fiquei doente e não podia nem chamar um carro para vir me buscar, porque as ruas eram cheias de buracos e não subia carro nenhum pela ladeira. Por causa desses problemas de saúde não podia subir e descer a rua”, afirma. Enquanto conversa com a vizinha na porta de casa, dona Alda revela que hoje já não sofre transtornos para sair de sua residência. “Agora não tem mais poeira, barro ou lama. Já posso sair de casa com toda tranqüilidade”, diz.

Moradora da avenida M, a principal da região, dona Maria Gomes, 73, sente a satisfação de ter o local asfaltado, o que facilita seu livre trânsito. “A pista era estreita e quando chovia eu corria o risco de escorregar. Agora não piso mais em lama e ando tranqüila, sem medo nenhum”, afirma. O novo aspecto da avenida motivou o desejo de investir na melhoria da residência. “Vou ajeitar melhor a minha casa, quero colocar muro e cimento na calçada”, planeja.

Com os serviços executados no loteamento Planalto, as crianças da rua 3 podem brincar à vontade, enquanto as mães já não sentem os riscos de terem os filhos acometidos por doenças. “Quando ainda tinha lama aqui, meus filhos saíam para brincar e ficavam cheios de feridas no corpo. Eu ficava preocupada, agora não fico mais”, revela a dona de casa Antônia Maria, 52 anos.

A pequena Maíra dos Santos, 9 anos, revela na perna as marcas de micose adquiridas nas brincadeiras que tinham barro e poços de lama como companheiras. “Peguei essa micose porque brincava aqui na rua e era tudo cheio de areia e lama. Agora está muito bom para a gente brincar”, diz, enquanto se diverte ao lado dos amiguinhos.

As obras de infra-estrutura executadas pela Emurb foram realizadas ainda nos loteamentos Cigano, Maracaju, Viúva e Patrícia, no bairro Santos Dumont. A satisfação dos moradores é compartilhada com pessoas que visitam os locais beneficiados pela ação da Prefeitura de Aracaju. “Não moro aqui, mas quando venho visitar meu irmão já posso vir de carro, que passa tranqüilamente pela rua”, diz José Roque de Andrade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.