[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Universidade Tiradentes (Unit) está desenvolvendo duas pesquisas visando identificar a participação da sociedade civil no programa do Orçamento Participativo. A primeira tenta analisar a relação entre o Legislativo e o Executivo e a segunda acompanhar a implementação do OP em Aracaju, resgatando os valores de 2001 e 2002 e acompanhado as plenárias de 2003.

A instituição tem um grupo de pesquisa desde março de 2003, chamado Demo (democracia e mobilização). Esse grupo optou por trabalhar fazendo a relação entre direito e política através da discussão da democracia. A pesquisa tem os seguintes objetivos: identificar os participantes que freqüentam as reuniões do OP em cada sub-distrito a partir do ano de 2003, identificar as funções desenvolvidas pelos conselheiros e delegados no OP em Aracaju, verificar se os temas e assuntos abordados nas reuniões do OP são demandas da população ou fruto de propostas da equipe “gerencial” da PMA, ou de movimentos organizados, entre outros.

O grupo Demo é coordenado pela professora Verônica Teixeira Marques e tem como pesquisadores Ademário Tavares Andrade e Gabriela Rebouças Maia. O programa também é composto de bolsistas do Probic (Programa de Iniciação Científico da Unit), financiados pela FAP-SE (Fundação de Amparo a Pesquisa), além de voluntários. Recentemente um aluno ganhou uma bolsa do Pibic (Programa de Iniciação Científica do CNPq), com a pesquisa que visa analisar a relação entre as ações da prefeitura e as demandas da sociedade civil.

Durante as 30 plenárias do OP 2003, esteve presente um pesquisador fazendo levantamento de dados, os números de moradores na plenária, o perfil dos participantes de cada bairro, as demandas, entre outros assuntos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.