[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Trinta novos leitos de puerpério, em que mãe e recém-nascido são internados juntos, sete novos leitos de UTI Neonatal, e uma sala de nutrição parenteral (em que são processados alimentos para injeção intravenal em bebês) foram inaugurados no Hospital da Mulher e da Criança Santa Izabel pelo prefeito de Aracaju, Marcelo Déda.

Os leitos fazem parte do projeto de co-gestão Hospital Horizontal, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para aproveitar espaços ociosos nos hospitais de Aracaju. Também já integram o projeto os hospitais São José e Cirurgia, além do pronto-atendimento municipal do conjunto Augusto Franco.

“Eu sou pai e sei o que o mundo perde em alegria e amor quando morre uma criança. O melhor de tudo é que não estamos salvando vidas dos filhos da classe média ou dos ricos, mas dos filhos da classe trabalhadora”, enfatizou o prefeito Marcelo Déda. “Antes eu dizia que a maior realização de minha administração era o Samu, mas hoje eu sei que a mais bela obra de meu governo foi reduzir em 25% a mortalidade infantil”.

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju reafirma o compromisso da administração municipal de enfrentar a situação crítica porque passavam os tradicionais hospitais filantrópicos da capital. “Nós conseguimos produzir uma política pública de saúde com começo, meio e fim que está dando resposta às necessidades dos hospitais e do povo de Aracaju”, avaliou Marcelo Déda.

No segundo semestre do ano passado, a prefeitura inaugurou também no Hospital Santa Izabel o pronto-socorro infantil. Com mais esta inauguração, o Santa Izabel conta agora com 78 leitos, o que representa um acréscimo de 62,5% na capacidade de atendimento da unidade. “No dia em que eu não estiver mais aqui, eu quero ser lembrado por ter sido um soldado da vida, por ter lutado para produzir vida, e vida em abundância”, finalizou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, afirmou que os investimentos nos hospitais são uma forma de resgatar seu patrimônio e função para dar a eles autonomia futura. “Hoje demos mais um passo na conformação de uma rede hospitalar de fato resolutiva”, falou. O vice-prefeito Edvaldo Nogueira, o secretário de estado da Saúde, José Lima, diversos secretários municipais e vereadores participaram da inauguração.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.