[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As primeiras ruas asfaltadas no conjunto Padre Pedro já mostram a transformação que a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está executando em todo o bairro Santa Maria. A realização de terraplanagem, drenagem e pavimentação de 30 vias, entre ruas e travessas, compõe a primeira etapa do serviço de infra-estrutura do bairro. Toda a obra faz parte do Projeto Santa Maria Protege, executado em parceria com a Petrobras e o Governo Federal.

Moradora da rua 13, há 6 anos, a dona de casa Mônica dos Santos vendo sua rua asfaltada, diz que é um alívio não ter mais que andar na lama, a principal dificuldade apontada por ela em épocas anteriores. “Estou achando muito bom, não vai mais encher tudo de lama quando chover. E para levar os meninos na escola não vai mais ser o sacrifício de antes”, conta a mãe de quatro crianças. “Agora a gente tem que se preocupar é com eles na rua, porque antes, com os buracos, carro só passava devagar e agora não”, completou.

A dificuldade de tráfego nas ruas desniveladas e esburacadas pela água da chuva também é lembrada pela moradora Priscila Caprici, que há sete anos vive na rua 11, outra via já asfaltada. “Numa emergência a ambulância não passava por essas ruas e até os postes de energia corriam o risco de cair, porque a água da chuva fazia buracos e eles ficavam inclinados. Agora está muito melhor, a prefeitura está de parabéns”, disse a moradora.

Segundo o diretor de obras e operações da Emurb, Valmor Bezerra, a atual fase da obra compreende a drenagem tubular, ou micro-drenagem, e a complementação dos canais de diversas ruas. “O próximo passo é a terraplanagem para em seguida ser colocado o asfalto”, informou. Cinco ruas já estão asfaltadas e à medida que a terraplanagem é terminada e passa pelo processo de imprimação, a via está pronta para receber o asfalto.

Dentro do projeto Santa Maria Protege e paralelamente às obras, programas sociais estão sendo desenvolvidos para as 32 mil pessoas que residem no bairro Santa Maria. A Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), junto com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania do Município (Semasc) e a Ong Missão Criança atuam junto à comunidade local.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.