[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Professores e estudantes da 1ª a 8ª séries da Rede Municipal da Educação foram contemplados esta manhã, 26, com as premiações do I Concurso de Redação e Desenho Artístico, promovido pelas secretarias municipais da Educação (Semed) e doPlanejamento (Seplan). O concurso, que teve como tema “A cidade que vivemos, a cidade que queremos” foi realizado entre os dias 17 e 30 de novembro e propôs a participação dos alunos na construção do Plano Diretor de Aracaju, que consiste no regimento de Leis para organizar o crescimento e o funcionamento da cidade. A solenidade de entrega dos prêmios aconteceu no auditório do Centro Administrativo Prefeito José Aloísio de Campos, localizado no conjunto Costa e Silva.

Para participar do concurso cada aluno foi inserido em uma das três categorias estabelecidas no regulamento. A primeira delas, a categoria Desenho Artístico, abrangeu os alunos da 1ª e 2ª séries; a de Redação Nível 1 os alunos matriculados entre a 3ª e a 5ª séries. A terceira categoria, a de Redação Nível 2, foi aplicada aos estudantes da 6ª a 8ª série.

As redações e os desenhos apresentados abordaram nos seus conteúdos aspectos relacionados à importância do Plano Diretor de Aracaju. Todos os 2.143 trabalhos inscritos tiveram a orientação de um professor. Do total de trabalhos que participaram do concurso 838 foram desenhos artísticos, 757 redações Nível 1 e 548 redações Nível 2. Os alunos classificados em primeiro lugar receberam um micro-computador, em segundo lugar uma bicicleta e em terceiro lugar um par de patins.

“As escolas contribuíram para o Plano Diretor dentro de suas capacidades. Com esta atividade conseguimos ampliar os horizontes dos estudantes, aderindo conteúdos extra-curriculares em sua rotina de vida”, destacou a secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, que parabenizou os coordenadores escolares envolvidos, os estudantes e os professores com a entrega dos certificados de participação.

Comissão Julgadora
Os resultados foram avaliados por uma comissão julgadora composta por professores efetivos da Semed, que desempenharam também a função de classificar e selecionar as redações e os cartazes que obtiveram premiação. Dentre os critérios para o julgamento dos trabalhos estavam a criatividade da idéia desenvolvida, a coerência com o tema, a estética e a originalidade do trabalho.

“Fui em busca de dados sobre a evolução de Aracaju. Daí pensei numa cidade ideal para todos os cidadãos no que diz respeito à preservação do meio ambiente, a educação e à economia. Concluí que temos grandes recursos e muito trabalho pela frente, já que somos participantes dessa tarefa de reescrever todos os dias a história da nossa cidade”, ressaltou a estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alencar Cardoso, Thayse Caroline Santana, 12 anos, ganhadora do 1º lugar no concurso de Redação Nível 1.

Escolas contempladas
Cada uma das escolas municipais cujos alunos obtiveram o primeiro lugar na classificação por categoria receberá um micro-computador. Uma premiação que também se estendeu às unidades escolares que apresentaram o maior número de trabalhos inscritos no conjunto das categorias, levando-se em consideração a proporcionalidade entre o número de participantes e o total de alunos matriculados.

De acordo com o coordenador geral da Emef. Laonte Gama da Silva, Gicelmo Albuquerque, tais recursos não só motivaram os alunos a exercitar continuamente às práticas da leitura, da escrita e do desenho artístico, mas, sobretudo, trouxeram recursos valiosos para as instituições de ensino. O Laonte Gama ganhou um micro-computador porque o estudante que conquistou o primeiro lugar na categoria Desenho Artístico é aluno da escola e também por ter sido a escola que teve o maior número de trabalhos inscritos na soma total das categorias.

“Com um novo micro-computador os alunos poderão desenvolver outras atividades educativas para então, estenderem ainda mais seus conhecimentos. O micro que conquistamos será, automaticamente, incluído no nosso laboratório de informática”, concluiu Gicelmo Albuquerque.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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