[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju está realizando, por intermédio do programa Agente Jovem da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), projetos de intervenção em comunidades carentes de Aracaju. O principal objetivo é alertar a população a cerca das problemáticas e tentar solucionar as questões detectadas. Dentro desta perspectiva, os jovens realizaram um estudo da comunidade identificando quais são as principais dificuldades do bairro. Feito isso, foram listados os principais problemas e, entre eles, apenas um foi escolhido para ser trabalhado.

O grupo do Agente Jovem do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Risoleta Neves, localizado no bairro Cidade Nova, antigo Alto da Jaqueira, desenvolveu um projeto de intervenção para revitalizar a ´Praça dos Pés Inchados´, logo após o estudo, eles elaboraram o projeto e apresentaram para a comunidade. Na semana passada, eles levaram o projeto intitulado de ´Praça Nova: Um Direito de Todos´, para a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e para a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) em busca de parceria para a execução do projeto.

Os jovens inseridos no programa tiveram a oportunidade de mostrar o trabalho que eles construíram e sugerir a implementação do mesmo. “Nós fomos aos órgãos competentes para firmarmos parceria para a revitalização da praça, para isso nós contamos com o apoio da nossa orientadora no projeto. Tanto o presidente da Emurb, Valmor Barbosa, quanto o presidente da Emsurb, Sílvio Santos, nos receberam muito bem e apresentaram um projeto que eles já haviam feito de revitalização da praça, desta forma nós unimos o nosso projeto ao projeto deles e agora só vamos esperar a execução da obra que está para ser iniciada agora em novembro”, explicou Wendson Batista dos Santos, 17, integrante do Agente Jovem.

Daysiane Rocha dos Santos, 17, destacou a importância da parceria para o projeto. “A visita foi muito boa porque nós apresentamos o nosso projeto e agora só estamos esperando a construção da praça, eles ouviram nossas opiniões, além disso é muito importante essa reforma porque a nova praça vai ser uma alternativa a mais de lazer e não mais um ponto de encontro para os marginais”, ressaltou a jovem.

Tâmara dos Santos Souza, 16, também destacou pontos positivos da visita aos órgãos. “A visita foi muito boa, além de apresentarmos o projeto nós tivemos a oportunidade de conhecer onde fica cada órgão que também não deixou de ser uma novidade para mim”, revelou Tâmara. “A nossa parceria com a Emurb e com a Emsurb é de grande importância porque eles vão nos ajudar diretamente na revitalização para que as pessoas tenham uma alternativa de lazer aqui no bairro”, completou.

Edinaldo Correia Santos, 17, explicou que esse tipo de projeto pode ser utilizado como experiência profissional para o futuro. “Todo nosso trabalho foi muito positivo, e quando nós buscamos parceria para revitalizar a praça nós adquirimos experiência para o futuro, porque nós percebemos que o trabalho é realmente sério e tem que ser feito com responsabilidade”, explicou.

Já para Denisson da Silva, 17, a comunidade tem o papel de promover a melhoria e, nesse caso, ela mesma teve a iniciativa. “Todo processo foi muito interessante, desde a execução do projeto até a apresentação do mesmo; foi muito legal chegar na Emurb e ver que lá também tinha um projeto para revitalizar a praça. Além disso, a comunidade precisa pedir melhorias e, com certeza, conseguimos adiantar a execução do projeto”, ressaltou.

A assistente social e gerente do Programa Agente Jovem, Valéria Feitosa Andrade, destacou a importância do projeto de intervenção no processo de crescimento dos jovens. “Com certeza o projeto é uma forma dos jovens desenvolverem o ´protagonismo juvenil´ e buscar parcerias para o desenvolvimento da comunidade, fazendo com que os laços comunitários sejam também fortalecidos”, explicou.

Confira os temas dos projetos de intervenção realizados em outros bairros de Aracaju:

– Agente Jovem do bairro Suíssa: ´Mobilizando para conquistar, associação é pra já´;
– Agente Jovem do bairro Lamarão: ´Grêmio N’ativa: Estudantes Unidos Grêmio Reconstruído´;
– Agente Jovem do bairro Santos Dumont: ´Mobilizando, Limpando e Reciclando´;
– Agente Jovem do Porto D´Anta: ´Associação de Moradores Atuando Novamente para a Melhoria de Todos´;
– Agente Jovem do bairro Santa Maria: ´Projeto de Apoio Comunitário da Rede de Esgoto do Bairro Santa Maria´;
– Agente Jovem do bairro Bugio: ´Mente Aberta para o Futuro´.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.