[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), qualificou no ano passado 5.000 pessoas através de cursos oferecidos gratuitamente. O resultado foi um sucesso; a garantia disso é o número de inscritos este ano, que chegou a 6.077, distribuídas nos 39 cursos ofertados. Em geral, as estatísticas indicam que o maior percentual de alunos é composto por jovens em busca da qualificação profissional que efetuaram a inscrição no período de 13 a 17 desse mês.

O curso de informática, como aconteceu no ano passado, teve uma grande procura, ocupando mais uma vez a primeira posição, seguido pelo curso de recepcionista de clínica e consultório, recepcionista de pousada e hotel, contabilidade aplicada ao setor pessoal, informática e massoterapia.

No próximo dia 6 de março, alguns cursos terão início na sede da Fundat, Unidade Santos Dumont e outros na Unidade do Jardim Esperança. “Os demais cursos estão passando por uma triagem, onde estão sendo verificados os locais e os instrutores, para que o resultado seja tão satisfatório quanto vem sendo nas edições anteriores”, garante Marta Rocha, coordenadora geral da Qualificação Profissional da Fundat.

De acordo com Marta, inicialmente serão 13 turmas de informática básica distribuídas entre a sede, Santos Dumont e Jardim Esperança. Nos mesmos locais também serão ministradas aulas de inglês e espanhol, além de turmas para armador de ferragens, eletricista, instalador predial básico, informática básica e Auto Cad (informática). “Além dos cursos oferecidos pela Fundat, temos ainda os cursos realizados através de convênio com o Senai e Senac, por meio de projetos técnicos sociais que visam atender a demanda de diversas comunidades”, afirma a coordenadora.

Diversos cursos realizados através deste convênio também serão iniciados na primeira segunda-feira de março. No bairro Santa Maria, por meio do Senai, terão início os cursos de Corte e Costura em malha, tecido e peças íntimas e Costura Industrial básica em tecidos. No bairro Atalaia, as turmas de preparador de lanches diversos e doces e salgados finos também serão iniciadas na mesma data. Já no bairro Coroa do Meio os cursos serão ministrados através da carreta-escola do Senac, com aulas de pedreiro polivalente e empreendedorismo que terão início dia 20 de março.

“Este convênio não beneficia apenas as pessoas do Santa Maria, Coroa do Meio e Atalaia, o trabalho inclui também as pessoas de bairros adjacentes”, explica a coordenadora Marta Rocha. Ela informa ainda que o resultado final não é a qualificação profissional, mas sim a inserção no mercado de trabalho.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.