[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Alegria e animação de fazer inveja a muita gente jovem. Foi este o clima do Baile de Carnaval dos Idosos, realizado pela Prefeitura de Aracaju através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) no fim da tarde de ontem no Iate Clube de Aracaju. Em meio às serpentinas, confetes, decoração colorida e a banda Los Guaranys, o prefeito Marcelo Déda e os mais de 1300 idosos atendidos nos grupos de convivência dos 17 Centros de Referência da Assistência Social (CRA’s) espalhados pela cidade fizeram a festa.

“Nós fazemos questão de, todos os anos, abrir os espaços de convivência para recuperar e aumentar cada vez mais a auto-estima dos nosso idosos não apenas oferecendo os serviços básicos de saúde e assistência a que eles têm direito, mas também dando opções de lazer”, explicou o prefeito, que cantou marchinhas dos antigos carnavais com chamada melhor idade.

De acordo com ele, a cidade deve seu desenvolvimento e crescimento aos mais idosos e proporcionar momentos felizes a eles é não apenas um dever, mas um prazer. “Velho é papel, que quando não serve a gente joga fora. Com gente é diferente porque a juventude está na alma e na alegria de viver de cada um. É por isso que a administração municipal se esforça para levar respeito e dignidade a todos os cidadãos de Aracaju, sem exceção”, acrescentou Marcelo Déda.

A festa contou também com a eleição da Rainha do Carnaval 2006, escolhida entre as candidatas previamente selecionadas nas comunidades em cada bairro. “Além de muito bonito, este é um trabalho preventivo que aumenta a qualidade de vida dos idosos, tornando-os ativos e fazendo com que eles se sintam verdadeiros cidadãos”, disse a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo.

Anualmente os idosos têm as suas festas de São João, Carnaval e Pré-Caju garantidas pela prefeitura. Além disso, durante todo o ano eles participam de passeios não só em Aracaju, mas em diversos municípios sergipanos e até outros estados. Já nos CRA’s eles fazem de segunda a sexta exercícios físicos, atividades terapêuticas, fisioterápicas, recebem orientações sobre saúde e atendimento psicológico.

“Eu acho essa festa maravilhosa”, disse a aposentada Maria Carmem, 70 anos, que integra o grupo de convivência do bairro São Conrado há mais de quatro. “É muito bom a gente ter uma atividade porque assim não dá tempo de pensar em doença nem em bobagem”, disse ela. Suas palavras foram reforçadas por Bernadete Melo, 77 anos, moradora do Alto da Jaqueira. “É muito importante a gente se envolver com alguma coisa para ter sempre objetivos na vida”, declarou ela.

Algumas crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e adolescentes do Agente Jovem também participaram o Baile dos Idosos. O secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, e o vereador líder do prefeito na Câmara, Emmanoel Nascimento, também marcaram presença na festa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.