[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Mesmo com a insistente chuva, a comunidade do bairro Santos Dumont e circunvizinhanças compareceu entusiasmada ao primeiro passeio da campanha educativa de trânsito ´A Vida Vale Mais´. O ato, promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), contou com a presença de mais de 300 pessoas, entre estudantes, associações de moradores, grupos religiosos e comunidade em geral.

A caminhada começou às 16 horas, com saída do mercado São Francisco de Assis, de onde os participantes, entre eles vários secretários municipais e autoridades diversas, saíram pelas ruas do bairro chamando a atenção de todos para os cuidados que devem ser tomados no trânsito. A adesão de vários segmentos da sociedade foi a prova da aceitação dos aracajuanos às novas medidas adotadas pelo município para diminuir os acidentes e evitar as vítimas humanas.

O bairro Santos Dumont foi a primeira localidade a receber o passeio, que a partir de agora será realizado a cada sexta-feira em diferentes regiões da cidade. O movimento faz parte da campanha lançada pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, há menos de um mês, com o objetivo de educar principalmente os condutores de veículos e, dessa forma, garantir a cidadania e a segurança no trânsito da capital.

Ao final do passeio, foram sorteadas duas bicicletas entre os estudantes presentes. A distribuição de brindes será uma marca também das próximas caminhadas da campanha ´A Vida Vale Mais´.

Trabalho educativo

A campanha, que tem como base o Código de Trânsito Brasileiro, tem até então três fases: ´Calçada livre – esse espaço é do pedestre´, ´60 km – Respeitar o limite é respeitar a vida´ e ´Ande na linha – a faixa é do pedestre´. As duas primeiras já começaram com a sensibilização da população através da busca de parcerias, passeatas, panfletagens, atividades em escolas, sindicatos, igrejas e organizações populares.

Os resultados desse trabalho serão apresentados durante a Semana Nacional de Trânsito, que vai acontecer de 18 a 25 de setembro. A Prefeitura tomou essa iniciativa motivada pelo número de acidentes nas ruas e avenidas de Aracaju, que de janeiro a maio deste ano totalizaram 731 casos, entre colisões e atropelamentos.

Conforme dados apresentados pelo prefeito Edvaldo Nogueira durante o lançamento da campanha, apenas no Hospital João Alves Filho, 682 vítimas de acidentes no trânsito na capital foram atendidas nos cinco primeiros meses deste ano. Neste mesmo período, somente em Aracaju, 43 pessoas morreram em decorrência da violência no trânsito, de acordo com levantamento do Instituto Médico Legal (IML).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.